- Bacurau (Foto: Reprodução)

Oscar 2021: Bacurau pode concorrer à estatueta de Melhor Filme

O longa brasileiro, considerado um dos melhores filmes da temporada nos EUA, tentará entrar na categoria principal da premiação

Redação Publicado em 09/10/2020, às 12h38

Bacurau pode concorrer à categoria de Melhor Filme no Oscar 2021. O longa-metragem estreou nos Estados Unidos pouco antes da pandemia de Covid-19 e se tornou elegível para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que exige a exibição do filme por pelo menos uma semana nos cinemas de Los Angeles durante o período de seleção. (Via O Globo)

Apesar da obra de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles ter sido deixada de fora da categoria de Melhor Filme Internacional em 2020, a distribuidora norte-americana Kino Lorber quer ir além e inscrever Bacurau nas principais categorias da cerimônia de Hollywood.  

“Tomamos essa decisão [de inscrevê-lo no Oscar] quando Bacurau começou a aparecer em muitas listas de melhores da temporada”, Wendy Lidell, diretora executiva da Kino Lorber.

+++ LEIA MAIS: Homem teria levado 11 'namoradas' para assistir Bacurau - e bomba no Twitter

Para Wendy, o longa brasileiro tem grandes chances de ser escolhido, considerando as novas regras da Academia e a recente vitória histórica do filme coreano Parasita, de Bong Joon-Ho

“Depois da vitória de Parasita e das crescentes reformas da Academia visando a uma internacionalização do prêmio, achamos bem provável que haja pelo menos um longa não americano indicado ao Oscar de Melhor filme. Pretendemos que essa vaga seja de Bacurau.”

Além disso, o atual cenário da indústria cinematográfica favorece a produção brasileira. Com menos lançamentos nos cinemas, Bacurau continua entre os favoritos da temporada, como foi apontado por The New York Times e The Guardian

+++ LEIA MAIS: Quais atrizes mais venceram o Oscar?

Wendy também destacou que o aumento dos protestos ao redor do mundo é outro fator que favorece Bacurau, afinal, o filme retrata uma comunidade do interior de Pernambuco que se une para enfrentar as ameaças do próprio estado e de forasteiros. 

“No momento em que governos ao redor do mundo estão tentando ao autoritarismo, a visão de uma comunidade diversa, mas unificada, levantando-se para se defender ecoa profundamente. Embora tenha sido feito e lançado antes dos atuais protestos de movimento Black Lives Matter, a visão de Kleber e Juliano certamente explodiu em todo o mundo.”


+++ TERNO REI: ‘ANTES DE LANÇAR, VOCÊ NUNCA SABE SE É BOM OU RUIM’ | ROLLING STONE

filme notícia oscar cinema EUA Nacional Estreia premiação indicação brasileiro bacurau melhor filme concorrente

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais