- Capa de Ten, disco do Pearl Jam (Foto: Divulgação/Reprodução)

Há 28 anos, Pearl Jam apresentava-se ao mundo com Ten

O disco de estreia da banda foi lançado em 27 de agosto de 1991

Redação Publicado em 27/08/2019, às 18h44

Não parece, mas já são quase 30 anos do lançamento do disco de estreia de Pearl Jamo prestigiado Ten. No dia 27 de agosto de 1991, a banda liberou o álbum com músicas que abordam principalmente os temas de depressão, abandono, falta de moradia e suicídio.

Tudo começou em 1990, quando o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard saíram da banda Mother Love Bone e se uniram ao vocalista Eddie Vedder. O trio convidou o guitarrista Mike McCready e o baterista Dave Krusen para formar o Pearl Jam.

+++LEIA MAIS: Pearl Jam aquece rumores sobre novo disco com volta ao estúdio

Os cinco músicos juntos fizeram a gravação do álbum em Seattle. Ten passou pelo processo de mixagem na Inglaterra e foi lançado pela Epic Records. A princípio, o disco não foi muito repercutido, mas trouxe três singles de sucesso: "Alive", "Even Flow" e "Jeremy". Ainda, tem o caso de "Black", a música não é exatamente um single, mas alcançou bastante espaço com o público.

Quase um ano depois do lançamento, em 1992, o disco chegou ao 2º lugar na parada da Billboard 200. Ten foi certificado treze vezes platina pela RIAA nos Estados Unidos e vendeu em média 13.500.000 cópias. E, permanece até hoje como o mais bem sucedido da carreira do Pearl Jam

+++LEIA MAIS: 10 melhores discos de grunge de todos os tempos, segundo a Rolling Stone EUA

O disco nasceu em uma época em que a MTV era o meio responsável por ditar as bandas e canções pertinentes no mundo da música. O Pearl Jam lançou o clipe impactante de "Jeremy", muito repercutido nas programações do canal, o que ajudou as vendas de Ten explodirem, isso porque, anteriormente, as vendas eram medianas. 

Mesmo o Pearl Jam sendo um dos maiores expoentes do grunge, o disco Ten foi, na verdade, essencial para a popularização do rock alternativo no mainstream - e é até hoje visto como um dos melhores trabalhos do meio.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos

música notícia pearl jam ten eddie vedder alive Jeff Ament stone gossard mother love bone mike mccready jeremy even flow

Leia também

Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS