- Steven Spielberg (Foto:Benjamin Shmikler/ABImages/AP)

Steven Spielberg discorda de Scorsese e Coppola e afirma que Marvel é, sim, cinema de verdade

Os dois diretores menosprezaram super-heróis e a indústria gigantesca por trás deles

Redação Publicado em 25/10/2019, às 17h21

Nas últimas semanas, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola - dois dos mais renomados cineastas atuais - causaram polêmica ao afirmar que filmes de super-heróis, principalmente os da Marvel, não podem ser considerados cinema “de verdade” e as produções são "desprezíveis." Mas outro diretor importante discorda: Steven Spielberg. 

O cineasta responsável por sucessos da aventura como E.T. - O Extraterrestre e Indiana Jones dos anos 1980 (e também o “cult” Lista de Schindler) disse, durante o Festival de Cannes de 2016, que os filmes na verdade são divertidos e inovadores.

+++ LEIA MAIS: Benedict Cumberbatch, o Doutor Estranho, apoia as críticas de Scorsese e Coppola aos filmes da Marvel

“Gosto muito do Superman, de Richard Donner, e de Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, e do primeiro Homem de Ferro,” explicou Spielberg. “Mas o filme de super-herói que mais me impressionou foi Guardiões da Galáxia. Quando a projeção acabou, saí com a sensação de ter visto algo novo no cinema, sem qualquer cinismo nem medo de ser obscuro quando necessário.”

Fez, ainda, uma relação de super-heróis com os personagens que ele filma, chamados de “heróis cotidianos,” pois são aquelas pessoas comuns “que se deparam com um fato grave e age para modificá-lo, [como alguém que] vê um carro pegando fogo e corre para ajudar a pessoa que está dentro” enquanto um super-herói “diante da mesma cena, voaria até o carro e o viraria de ponta-cabeça com super-força.”

+++ LEIA MAIS: Martin Scorsese diz ser uma perda de tempo criar protagonistas mulheres

As declarações de Coppola e Scorsese torceram alguns narizes. Bob Iger, o presidente da Disney, por exemplo, acusou as falas de serem "desrespeitosas," e James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia, acha que os super-heróis são o "tema" jovem do cinema - como antes os gangsters e o faroeste. "Muitos de nossos avós pensavam que todos os filmes de gangsteres eram os mesmos, muitas vezes chamando-os de ‘desprezíveis,'" disse, referindo-se à temática explorada por ambos os cineastas.

cinema notícias marvel Steven Spielberg ET Scorsese coppola super herois

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'