- Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

Bolsonaro desiste de pedir impeachment de Barroso; entenda

O presidente Jair Bolsonaro decidiu, por ora, não entrar com pedido de impeachment contra o ministro do STF Luís Roberto Barroso

Redação Publicado em 25/08/2021, às 15h06

Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu, por ora, não entrar no Senado com pedido de impeachment para o ministro do STF Luís Roberto Barroso, um dos principais desafetos do presidente da República.

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do O Globo, apesar de enviar o pedido de impedimento de Alexandre de Moraes na sexta, 20, Bolsonaro não cumprirá as ameaças feitas a Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

+++LEIA MAIS: Bolsonaro admite possível derrota de PEC do voto impresso: 'Barroso apavorou parlamentares'

Desde o pedido do TSE em incluir Bolsonaro na lista de investigados no inquérito das fake news, o presidente da República intensificou as críticas e ataques a Luís Roberto Barroso. Contudo, segundo noticiou o G1, o chefe de Estado foi aconselhado a não ir adiante com o pedido de impeachment para evitar que a crise entre poderes seja potencializada.

Após as ponderações de ministros como Ciro Nogueira (Casa Civil) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Jair Bolsonaro informou a pessoas próximas a ele que havia desistido do pedido de impeachment.

Apesar de não ir adiante com o pedido, Bolsonaro ainda pode mudar de ideia. Um dos interlocutores do presidente informou ao Globo que a decisão corresponde ao atual momento, justamente para evitar o aumento da tensão entre poderes.

+++LEIA MAIS: ‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’, ameaça Bolsonaro

Ataques de Bolsonaro a Barroso

O presidente é favorável a implementação do voto impresso, enquanto Barroso é contrário a mudança do sistema eleitoral. Após a intensificação das declarações de Bolsonaro alegando fraude nas urnas eletrônicas, o TSE conseguiu a inclusão do chefe do Executivo como investigado no inquérito das “fake news”.

O presidente já xingou o ministro Barroso em diversas entrevistas e declarações públicas, chamando- de "mentiroso", e "tapado". No dia 12 de agosto, Bolsonaro falou: "Pega muito mal um ministro do STF mentir, como o Barroso mentiu agora, quando ele disse que, como as votações são feitas em escolas, passariam três ou quatro semanas contando voto e as crianças não poderiam ficar um mês sem aula."

+++LEIA MAIS: 'Não aceitarei intimidações', diz Bolsonaro sobre inquérito do TSE


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

notícia presidente política desistiu bolsonaro ministro Impeachment jair barroso supremo luís roberto

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA