Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA

Ao atacar pessoas transgênero, congressista republicano as comparou a heróis da saga da Marvel - e acabou se desculpando depois

Redação Publicado em 11/04/2023, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Deputado Webster Barnaby (dir.) tenta atacar pessoas trans comparando-as a heróis da saga X-Men (esq.) (Reprodução)
Deputado Webster Barnaby (dir.) tenta atacar pessoas trans comparando-as a heróis da saga X-Men (esq.) (Reprodução)

Um deputado conservador do estado da Flórida, nos Estados Unidos, comparou a população transgênero aos mutantes da série X-Men. A declaração foi feita pelo político do partido republicano Webster Barnaby, de 63 anos, na segunda-feira (10).

Barbaby promoveu o discurso de ódio em um debate sobre o projeto de lei 1521 do estado da Flórida, que visa criminalizar o uso de banheiros públicos por pessoas trans. Em sua declaração, o congressista definiu-se como um 'orgulhoso homem conservador' e comparou a população transgênero a 'mutantes vivendo entre nós no planeta Terra', além de 'demônios e impuros'.

+++ LEIA MAIS: Diretores querem filme de X-Men ‘para maiores’ e ‘totalmente LGBTQ+’

"Eu olho para a sociedade hoje e parece que estou vendo um filme dos X-Men. Quando você assiste aos filmes dos X-Men ou lê os quadrinhos da Marvel, é como se tivéssemos mutantes vivendo entre nós no planeta Terra. Algumas pessoas pessoas não gostam [que diga isso], mas são fatos: temos pessoas vivendo entre nós no planeta Terra, que estão felizes em apresentar-se como mutantes de outro planeta. Esse é o planeta Terra, onde Deus criou o homem, macho, e a mulher, fêmea", disse o congressista.

O deputado ainda aproveitou a ocasião para pregar sua religião: "Que Deus o refute, Satã, e todos seus demônios e impuros, que vêm em marchas diantes de nós... isso mesmo, os chamei de demônios e impuros, que marcham diante de nós e fingem que são parte deste mundo."

+++ LEIA MAIS: Confirmação de que Velma de Scooby-Doo é lésbica gera fúria em conservadores

Após os comentários de Barnaby, a deputada democrata Kristen Arrington tomou a palavra para falar à população trangênero que acompanhava a sessão. "Venho aqui também para dizer que os vejo, os ouço, os entendo e os amo. Definitivamente ainda estou um pouco abalada pelos últimos comentários e só venho até aqui para fizer que há muitos de nós que os entendem e os apoiam".

O tom agressivo e radical de Barnaby chegou a incomodar até mesmo parte da base republicana, como o deputado Chase Tramont, que também dirigiu-se às pessoas trans presentes, dizendo: "Vocês não são seres malignos. Eu acredito que vocês são feitos maravilhosamente e quero que vivam suas vidas bem".

Posteriormente, o deputado Barnaby emitiu um breve pedido de desculpas por ter comparado a população trans a demônios.

+++ LEIA MAIS: M&M's afasta personagens após ataques conservadores

Conservadorismo na Flórida

A proposta de lei 1521 acabou aprovada pela câmara do comércio da Flórida e agora segue para as próximas instâncias antes de tornar-se lei. Ela se soma a pelo menos outras nove medidas legistativas contra políticas afirmativas no estado, que entrou no foco da discussão após a assinatura da lei conhecida como 'Don't Say Gay' (ou 'Não Diga Gay'), que proíbe a educação sobre gênero e sexualidade aos estudantes da Flórida, até o Ensino Médio.

Reações ao discurso de ódio

Nas redes sociais, a declaração do congressista da Flórida gerou revolta - inclusive de fãs de X-Men, que fizeram questão de relembrar que os mutantes dos quadrinhos são os heróis da história.

X-Men (Reprodução)
X-Men (Reprodução)

"Este idiota está ciente de que os X-Men (e os mutantes) são os HERÓIS da história, aqueles boicotados pelos VILÕES?", escreveu Fabian Nicieza, roteirista que assina uma série de Deadpool.

"A comparação de Webster Barnaby entre pessoas transgênero aos mutantes de X-Men só prova que ele não entende que todos merecem direitos iguais. Ele literalmente parafraseou o [personagem e vilão de X-Men] Senador Kelly, promovendo medo e ódio", escreveu outro usuário.

.