- Sérgio Camargo ao lado de foto com Bolsonaro (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Presidente da Fundação Palmares quer processar Martinho da Vila por racismo: 'Atacou minha honra'

Em participação no Roda Viva, o sambista Martinho da Vila afirmou que Sérgio Camargo é um “preto de alma branca”

Redação Publicado em 18/08/2021, às 11h43

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, disse nas redes sociais que irá processar Martinho da Vila por racismo e danos morais. Em entrevista ao Roda Viva na segunda, 16, o sambista afirmou que Camargo é um “bolsonarista radical” e “preto de alma branca.”

Segundo a Folha de S. Paulo, Martinho da Vila fez diversas críticas à fundação e a Sérgio Camargo. Em um momento da entrevista, afirmou que o presidente da Fundação Palmares "gostaria de ser branco. Ele acha que ele é branco. Ele se sente branco. E 'tem que acabar com essas coisas todas de preto.'"

+++LEIA MAIS: 'Sérgio Camargo é um preto de alma branca,' diz Martinho da Vila

Camargo usou as redes sociais na terça, 17, para afirmar que irá processar o sambista por ter “ferido sua honra”. Em publicação no Instagram, o presidente da fundação divulgou uma imagem da petição que pretende entregar à Justiça com uma suposta frase do ator Morgan Freeman.

Na legenda, escreveu: "Ingressarei na Justiça com ação cível de indenização por danos morais contra Martinho da Vila, que atacou a minha honra com o uso da expressão 'preto de alma branca.'"

Camargo continuou: “Na epígrafe da ação (sendo finalizada), o ensinamento de Morgan Freeman que pretos racistas da esquerda precisam aprender. A ação cível deve ser protocolada nesta quarta-feira, 18. Ainda nesta semana, ingressarei também com ação criminal contra o cantor pelo crime de racismo.”

 

Declarações de Sérgio Camargo

A Fundação Palmares, conforme é explicado no site oficial, é a “primeira instituição pública voltada para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.” Contudo, desde que Sérgio Camargo assumiu a presidência, deu diversas declarações problemáticas a respeito da comunidade negra e o racismo no Brasil.

Em novembro de 2020, afirmou que “não existe racismo estrutural no Brasil” e publicou um vídeo a favor de acabar com o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Segundo o Globo, Camargo também afirmou anteriormente que a escravidão foi “benéfica para os descendentes” e que o movimento negro no Brasil precisa ser “extinto”. O presidente da Fundação Palmares também atacou personalidades negras: chamou Taís Araújo de “rainha do vitimismo”, Gilberto Gil de "parasita da raça negra no Brasil" e inclusive afirmou publicamente que Martinho da Vila "deveria ser mandado para o Congo, por ser um vagabundo".


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

notícia presidente política processo racismo honra Martinho da Vila fundação palmares camarco sérgio

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA