- Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Rodrigo Pacheco nega pedido de impeachment feito por Bolsonaro contra Moraes: 'Falta de justa causa'

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco rejeitou o pedido de impeachment feito por Bolsonaro e argumentou falta “justa causa” e “tipicidade”

Redação Publicado em 26/08/2021, às 11h47

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, negou o pedido de impeachment feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O parecer foi informado em coletiva na noite de quarta, 25.

Segundo reportagem do Correio Braziliense, Bolsonaro enviou o pedido em 20 de agosto, e assim que o recebeu, Rodrigo Pacheco encaminhou à Advocacia-Geral do Senado. Assim, foi emitido um parecer de natureza jurídica e técnica que considerou o pedido improcedente por aspectos jurídicos e políticos.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro desiste de pedir impeachment de Barroso; entenda

Em pronunciamento, Pacheco afirmou que não haveria adequação à chamada Lei do Impeachment. Assim, segundo o presidente do Senado, falta "justa causa"  e "tipicidade" no pedido para ser acolhido.

"Como presidente do Senado, determinei a rejeição da denúncia e o arquivamento do processo de impeachment. Esse é o aspecto jurídico. Mas há também um aspecto importante que é a preservação de algo fundamental que é a separação dos poderes, e a necessidade de que a independência dos poderes seja garantida e que haja a relação mais harmoniosa possível," afirmou Rodrigo Pacheco.

+++LEIA MAIS: ‘Acho difícil o Senado aceitar’, diz Mourão sobre impeachment de ministros

O presidente do Senado continuou: "Quero crer que esta decisão que define por parte do Senado Federal e da presidência desta Casa este pedido de impeachment possa constituir um marco de reestabelecimento das relações entre os poderes, da pacificação e da união nacional que tanto reclamamos e pedimos, porque é fundamental para o bem-estar da população brasileira, para a possibilidade de progresso e ordem no nosso país."

Após diversos ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Jair Bolsonaro anunciou que pediria o impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro admite possível derrota de PEC do voto impresso: 'Barroso apavorou parlamentares'

Apesar da declaração, o presidente enviou apenas o pedido de Moraes, rejeitado por Pacheco. Na quarta, 25, segundo fontes próximas ao chefe de Estado, Bolsonaro desistiu de pedir o impeachment de Barroso para não intensificar a crise entre poderes.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

notícia presidente política nega bolsonaro pedido Impeachment senado jair stf supremo tribunal federal pacheco rodrigo alexandre de moraes

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA