Guitarrista do The Who agradeceu a Deus quando Keith Moon e John Entwistle morreram

Segundo o guitarrista, os músicos eram "fodidamente difíceis" de se lidar

Redação Publicado em 26/11/2019, às 17h01

None
Pete Townshend (Foto: AP Photo/Jason DeCrow)

Em entrevista à Rolling Stone EUA na última segunda, 25, Pete Townshend(guitarrista), do The Who, disse estar feliz em não ter que lidar com os "fodidamente difíceis" colegas de banda Keith Moon(baterista) e John Entwistle(baixista), mortos em 1978 e 2002, respectivamente.

+++LEIA MAIS: Guitarrista do The Who achava Keith Moon um "imbecil" por quebrar quartos de hotel

Questionado sobre sentir nostalgia ao olhar as gravações antigas de Moon e Entwistle, o guitarrista revelou, para surpresa dos fãs, que o sentimento não é exatamente esse: "Isso não fará os fãs doWho muito felizes, mas graças a Deus eles se foram." O músico ainda explicou o motivo da declaração: "Eles eram fodidamente difíceis de se lidar".

Townshend continuou a explicação: "Nunca conseguiram criar bandas para si. Acho que minha disciplina musical e eficiência como ritmista mantiveram a banda unida.”

+++ LEIA MAIS: The Who apresenta nova música Big Cigars em show; assista

O músico continuou a criticar os ex-colegas de banda, desta vez no quesito musical: "O baixo de John soava como um órgão de Messiaen [compositor francês]. Toda nota, toda harmonia no céu. Quando ele morreu, fiz os primeiros poucos shows sem ele, com Pino [Paladino] no baixo, ele tocou sem todas aquelas coisas… Falei: 'Uau, tenho um emprego.'"

O guitarrista ainda falou sobre o ex-baterista da banda: "Com Keith, meu trabalho era ter paciência, porque ele não tinha. Então quando ele morreu, eu estava 'Oh, não tenho mais que ter paciência.'"

+++LEIA MAIS: Como The Who inspirou os Beatles a gravar Helter Skelter?

Segundo Townshend, a longevidade da banda é consequência da "relação afetuosa" com o vocalista Roger Daltrey: "Temos pouco em comum, mas nós realmente nos preocupamos um com o outro," disse.

Keith Moon, ex-baterista da banda, morreu com 32 anos devido a uma overdose. O baixista Entwistle morreu com 57 anos como consequência de um ataque do coração, induzido por cocaína.

+++LEIA MAIS: The Who retorna aos anos 1970 com nova música ‘I Don’t Wanna Get Wise’; ouça

No começo de novembro, o The Who foi homenageado na nova Calçada da Fama da Música. A banda foi a primeira a receber uma placa na atração da capital inglesa. Em 6 de dezembro, The Who lançará o 12º álbum em estúdio, o Who. O trabalho estreia após  lançamento, no início de novembro, do terceiro single do projeto, "I Don’t Wanna Get Wise."