Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

De Donnie Darko a Pantera Negra: 5 melhores trilhas sonoras do cinema [LISTA]

Dos clássicos aos filmes mais recentes, confira a lista com 5 trilhas sonoras que marcaram os corações de diferentes gerações

Emanuela Lemes (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 12/06/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donnie Darko, Baby Driver e Pantera Negra - Donnie Darko, Baby Driver, Pantera Negra e mais fazem parte da lista (Foto: Divulgação)
Donnie Darko, Baby Driver e Pantera Negra - Donnie Darko, Baby Driver, Pantera Negra e mais fazem parte da lista (Foto: Divulgação)

Há quem diga que a vida é movida pela música, e nos filmes, isso não é diferente. A trilha sonora de um filme pode ser tão emocionante, essencial ou memorável quanto qualquer diálogo ou performance de um ator.

Mas, antes desse sucesso, muitas canções se tornaram fenômenos que emocionaram o público para além dos créditos, marcando os corações de cada geração nas telonas. De Donnie Darko a Pantera Negra, listamos as 5 maiores trilhas sonoras do cinema, segundo a Rolling Stone Brasil.

Nesta lista, não consideramos filmes musicais.

+++ LEIA MAIS: Beatles e a Índia: Trailer, trilha sonora e tudo que sabemos sobre documentário da HBO Max [LISTA]


Donnie Darko (2001)

Com curadoria musical de Michael Andrews, Donnie Darko embala algumas das melhores canções de uma era que lidava com angústia existencial: Echo and the Bunnymen, Duran Duran, Tears for Fears, The Pet Shop Boys e muito mais fazem parte das colaborações para o filme.

+++ LEIA MAIS: Donnie Darko: Jake Gyllenhaal quase perdeu papel por motivo inusitado; entenda


Maria Antonieta (2006)

Um filme histórico que reimagina a vida da última rainha da França antes da Revolução Francesa trás canções que dão vida à atmosfera adolescente criada por Kirsten Dunst, com hits de The Cure, The Strokes, New Order, Siouxsie and The Banshees ao lado de clássicos de Vivaldi e Couperin, para não perder a essência renascentista do longa.

+++ LEIA MAIS: Kirsten Dunst relembra primeira cena de nudez da carreira: ‘Me senti sobrecarregada’


Em Ritmo de Fuga (2017)

As aparências enganam completamente o espectador de Em Ritmo de Fuga, que levou as trilhas sonoras para um patamar completamente novo.

Ansel Elgort aparece como “Baby”, um talentoso motorista de fugas que usa música para reduzir o constante zumbido que ouve, transitando do jazz à bandas como Beach Boys e Queen de maneira sutil e extraordinária, carregado de influência de Quentin Tarantino.

+++ LEIA MAIS: 'Em Ritmo de Fuga' é o grande artefato pop desta temporada


Dirty Dancing (1987)

Um clássico sucesso dos anos 1980, a trilha sonora do musical Dirty Dancing — Ritmo Quente vendeu mais de 32 milhões de cópias e se tornou um dos álbuns mais vendidos do mundo, estacionando por meses no topo do chart da Billboard.

Com uma mistura de músicas famosas, como These Arms Of Mine, de Otis Redding, e canções originais, como She’s Like The Wind, cantada pelo ator Patrick Swayze, o disco até hoje marca momentos especiais de diversas gerações.

+++ LEIA MAIS: Dirty Dancing - Ritmo Quente: Patrick Swayze 'não conseguia dançar sensualmente', diz produtora


Pantera Negra (2018)

Assinada e co-produzida por Kendrick Lamar, a trilha sonora de Pantera Negra foi um marco na indústria cinematográfica. Com músicas sobre política, amor, justiça e lealdade, temas reais e que também fazem parte do universo de Wakanda, os tambores africanos ecoam no peito de cada espectador assim que assistem. 

Khalid, Jorja Smith, 2 Chainz, Future e Earl Sweatshirt são algumas colaborações para o álbum inspirado em Pantera Negra. O álbum traz ainda o hit 'All The Stars', um dueto entre Lamar e SZA que foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original em 2019.

+++ LEIA MAIS: Pantera Negra 2: Filmar sem Chadwick Boseman foi 'estranho e triste,' revela Martin Freeman


Bônus: Hans Zimmer

Hans Zimmer é um dos nomes mais conhecidos entre as milhares de trilhas sonoras presentes nos filmes. O compositor alemão tem 2 Oscars de Melhor Trilha Sonora pelos filmes Duna(2021) - que também lhe rendeu um BAFTA - e O Rei Leão (1994).

Considerado um dos talentos musicais mais inovadores de Hollywood, Zimmer assina a curadoria de filmes como 007 - Sem Tempo para Morrer (2021), A Origem (2010), O Amor Não Tira Férias (2006), a franquia Piratas do Caribe (2003), entre outros.

+++ LEIA MAIS: Hans Zimmer explica como escolheu Billie Eilish para cantar novo tema de James Bond