Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Elis & Tom: Documentário sobre os artistas ganha prêmio nacional

Intitulado 'Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você', o longa narra os bastidores do disco gravado por Elis Regina e Tom Jobim na Califórnia, em 1974

Redação Publicado em 09/11/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você" (Foto: Reprodução/Band)
Cena do filme "Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você" (Foto: Reprodução/Band)

Entre fevereiro e março de 1974, Antonio Carlos Jobim e Elis Regina uniram suas vozes no disco Elis & Tom, gravado em Los Angeles, na Califórnia. A passagem dos cantores pelos Estados Unidos foi gravada pelo então diretor da Band, Roberto de Oliveira, e agora virou trama do documentário Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, que ganhou um prêmio na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Em janeiro daquele ano, pouco dias depois que Elis Regina embarcou para os EUA, Roberto de Oliveira tomou o mesmo destino, decidido a registrar os bastidores das gravações. “Precisei montar uma equipe nos Estados Unidos, pedi ajuda ao senhor João Saad e ao pessoal da Band, que me apoiaram muito e o projeto deu certo”, contou Oliveira, em entrevista ao Jornal da Band.

+++LEIA MAIS: Morre Paulo Jobim, filho de Tom Jobim

Eu sabia que estava presenciando um momento histórico. Desde o instante em que juntei os dois, não tive dúvidas. Então, resolvemos fazer um filme”, lembrou o diretor do documentário.

Mais de 45 anos mais tarde, as imagens feitas durante as gravações de Elis & Tom tomaram forma no documentário Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você — que recentemente conquistou o Prêmio da Crítica - Melhor Filme Brasileiro durante a 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

+++LEIA MAIS: Pedro Mariano reflete sobre distância em disco Novo Capítulo e relembra influência da mãe, Elis Regina [ENTREVISTA]

É interessante lembrar que, segundo Roberto de Oliveira, a relação entre Elis e Tom Jobim não era tão bonita quanto a música feita pelos dois. “Eu tive de fazer um meio de campo para acalmar os ânimos, mas quando eles se reconheceram como os gênios que são, as barreiras se romperam”, explicou ele.

Carregado de imagens que revelam os segredos da relação entre os dois artistas, o documentário deve estrear em 2023, no Arte1. Para Caio Carvalho, diretor executivo do canal, o longa “é um resgate dessa história lindíssima que começou com o senhor João Saad e com Roberto de Oliveira”.

Confira "Águas de Março", uma das músicas gravadas por Elis Regina e Tom Jobim em 1974:

+++LEIA MAIS: Bossa Nossa: Série documental comemora aniversário de Tom Jobim com homenagem ao legado do músico