Homem de Ferro: Qual fala icônica Robert Downey Jr. improvisou no filme? Kevin Feige responde

Robert Downey Jr., astro de Homem de Ferro, improvisou uma das falas mais icônicas do herói - e mudou a maneira na qual a Marvel produz os filmes

Redação Publicado em 28/01/2022, às 16h18

None
Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (Foto: Reprodução)

Robert Downey Jr. (Dolittle), astro de Homem de Ferro(2008), improvisou uma das falas mais icônicas do filme da Marvel. Em entrevista à IndieWire, o produtor Kevin Feige contou sobre o momento na qual o ator propôs a frase responsável por impactar as histórias do MCU.

Kevin relembrou a cena final do filme que introduziu Robert como o herói: "Tony Stark não lerá o cartão [na coletiva de imprensa]? Ele apenas solta a frase: 'Eu sou o Homem de Ferro?' Isso parece de acordo com quem é esse personagem."

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marvel Studios (@marvelstudios)

+++LEIA MAIS: Marvel: Happy Hogan quase morreu em Homem de Ferro 3; entenda

Feige comentou sobre a mudança proposta por Downey Jr. combinar com o filme e com a personalidade do empresário bilionário: “[A frase] não estava nos quadrinhos, mas era algo muito coerente com quem o personagem é na história. Com certeza é algo que ele faria.”

A sugestão do ator não mudou apenas a história do herói, mas a maneira na qual a Marvel produzia os filmes. “Esse sucesso nos inspirou a confiar mais em nós mesmos para encontrarmos o equilíbrio entre permanecer fiel aos quadrinhos, mas sem medo de adaptar, evoluir e mudar,” compartilhou Feige.

+++LEIA MAIS: Batman e Homem de Ferro são os heróis menos ecológicos, segundo estudo

O produtor continuou: "É uma linha tênue. Se você está mudando algo sem motivo, isso é uma atitude, mas se você decide alterar algo porque quer potencializar o espírito de quem é o personagem, essa é uma mudança que estávamos dispostos a fazer."

Tony Stark voltou a pronunciar o famoso bordão no final de Homem de Ferro 3(2013), após destruir os trajes do herói. A frase, também não prevista nas histórias em quadrinhos, simbolizou um novo capítulo do personagem: quando ele tem consciência de que não se resume apenas a uma armadura.

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha: Tom Holland fala sobre ser ‘novo Robert Downey Jr.': ‘Fãs apoiam’

A curta fala alterou também a expectativa do público com as produções da Marvel. Kevin destacou: "[A atitude de Robert] nos inspirou em todos os filmes. O que amo agora é como os fãs esperam que o MCU mude e se adapte. Esperam ver a inspiração nos quadrinhos, ao invés de sermos servilmente dedicados a eles."

A última vez que ouvimos o fiel bordão do Homem de Ferro foi no final de Vingadores: Ultimato (2019). Após os heróis lutarem arduamente com Thanos, o vilão, ganhando a guerra, diz: "Eu sou inevitável."

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha: Tom Holland quer parceria com novo Capitão América: 'Devemos fazer acontecer'

O momento precede um dos maiores plot twist da franquia: o personagem de Robert, com as Joias do Infinito na mão, responde: "E eu sou o Homem de Ferro," e estala os dedos causando o fim do Titã e do exército dele. No entanto, a atitude do herói o levou a morte.

Apesar da emoção do desfecho, a fala também não estava prevista para ocorrer. Felizmente, os diretores Joe e Anthony Russo tiveram dúvidas com a primeira versão da cena: "Tony não diria nada naquele momento. Estávamos na sala de edição, e falávamos: 'Ele tem que dizer algo. Este é um personagem que viveu e morreu por piadas,'” revelou os irmãos em evento de divulgação do longa.

+++LEIA MAIS: Marvel: 5 melhores heróis da história dos quadrinhos; Homem-Aranha, Homem de Ferro e mais [LISTA]

“Nós simplesmente não conseguimos [pensar em um encerramento]. Tentamos um milhão de falas diferentes. [...] Nosso editor Jeff Ford, quem esteve conosco nos quatro filmes e é um contador de histórias incrível, disse: 'Por que não encerramos o círculo com a frase: Eu sou o Homem de Ferro?' Falamos: 'Peguem as câmeras! Vamos filmar isso amanhã,'" concluiu os diretores.


Ironheart (2022)

Ironheart trará a história de Riri Williams, quem desenvolveu armadura similar à do Homem de Ferro aos 15 anos de idade. A personagem apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 2016, além de participar de série animada da Marvel.

+++LEIA MAIS: Ironheart: Série da Marvel pode apresentar vilão conectado ao Homem de Ferro; entenda

A série está prevista para estrear no Disney+ em 2022 e, segundo o The Hollywood Reporter, contará com seis episódios.