Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Steven Spielberg se 'arrepende muito' de ter feito tubarão vilão no filme Tubarão

Filme e livro de Tubarão fizeram com que a caça de tubarão-branco aumentasse

Redação Publicado em 19/12/2022, às 08h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tubarão (Foto: Reprodução/Universal Studios)
Tubarão (Foto: Reprodução/Universal Studios)

Steven Spielberg revelou como "se arrependeu muito" de colocar tubarões como "vilões" do clássico dos cinemas Tubarão, lançado em 25 de dezembro de 1975 nos cinemas brasileiros. Vale lembrar como o longa mostra um grande tubarão-branco devorador de homens atacar a costa da Ilha Amity - e ainda tinha o slogan: "Você nunca mais entrará na água."

Porém, filme e livro no qual a produção foi baseada fizeram com que a caça ao troféu de tubarão-branco aumentasse. George Burgess, diretor do Programa de Pesquisa de Tubarões da Flórida em Gainesville, falou sobre isso durante entrevista à BBC: "Milhares de pescadores partiram para capturar tubarões-troféu após ver Tubarão."

Não havia remorso, porque havia essa mentalidade de que eles eram assassinos de homens.

+++LEIA MAIS: Tubarão: acidente com George Lucas no set deixou Spielberg apavorado por dias; entenda [FLASHBACK]

Agora, em conversa na Radio 4's Desert Island Discs, Steven Spielberg explicou como lamenta o impacto negativo que o filme dele teve. Então, a anfitriã Lauren Laverne perguntou sobre a possibilidade da ilha deserta dele ser cercada por águas infestadas de tubarões. "Essa é uma das coisas que ainda temo," confessou o diretor.

"Não para ser comido por um tubarão, mas os tubarões estão de alguma forma bravos comigo pelo frenesi alimentar do pescador louco que aconteceu depois de 1975," disse na entrevista. "Até hoje, lamento sinceramente a dizimação da população de tubarões devido ao livro e filme. Realmente me arrependo muito disso."

+++LEIA MAIS: Tubarão: Steven Spielberg tem pesadelos com o filme até hoje; entenda