Hora de Aventura: 6 cenas bizarras censuradas pela HBO Max na animação do Cartoon Network [LISTA]

Hora de Aventura está no catálogo da HBO Max, porém sofreu diversas alterações e recebeu nova classificação indicativa; veja algumas cenas cortadas

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/11/2021, às 14h00 - Atualizado em 15/11/2021, às 17h45

None
Jake e Finn (Foto: Reprodução / Cartoon Network)

Hora de Aventura (2010), desenho animado do Cartoon Network, chegou à HBO Max com uma versão censurada. A classificação indicativa da série, enquanto exibida na TV, era 12 anos. No streaming, porém, é restrita apenas às crianças menores de 10 anos. Com a redução, ocorreram censuras em cenas para evitar violência, além de alterações na dublagem para remover menções a palavrões.

Em posicionamento oficial emitido à Rolling Stone Brasil, a HBO Max afirmou: "Alguns conteúdos são adaptados para que a produção esteja compatível a todas as idades dentro da plataforma." No entanto, não mencionaram a possibilidade de incluir os episódios originais com outra classificação indicativa.

+++ LEIA MAIS: 5 animações icônicas do Cartoon Network na HBO Max: de Apenas Um Show a Hora De Aventura [LISTA]

A série mostra Finn, adolescente heroico, e Jake, cachorro com habilidades de mudar de forma, em um mundo literalmente doce. A variedade de temas abordados envolve sexualidade, quebra de esteriótipos e conceitos filosóficos, enquanto os protagonistas passeiam por cenários belos e, na maioria das vezes coloridos. No entanto, Hora de Aventura também possui facetas mais sombrias, em episódios que mais lembram pesadelos, com criaturas bizarras e ambientes hostis.

A animação ganhou destaque entre crítica e público pela inovação e capacidade de atrair crianças, jovens e adultos. A New Yorker descreveu o desenho como “um dos mais filosoficamente arriscados e, frequentemente, emocionantes na TV.” 

+++ LEIA MAIS: 10 anos de Hora de Aventura - e os 10 melhores personagens da série, fora Finn e Jake [LISTA]

Listamos seis cenas censuradas pela HBO Max em Hora de Aventura


Ninguém Te Ouvindo (temporada 3, episódio 15): Pernas do Finn quebradas

Finn deitado com os olhos arregalados. Duas pernas do alce estão em cima das pernas do humano.

Os heróis lutaram contra um alce. Finn foi arrastado pelo animal, enquanto Jake tentava o controlar. A cena, então, corta para o humano acordando com as pernas engessadas, sem mostrar quando foram quebradas. Na versão exibida na TV, o cervo pisou em Finn duas vezes, e foi possível ouvir o som dos ossos se partindo em um momento, de fato, violento. 

+++ LEIA MAIS: BoJack Horseman, Hora de Aventura e outras 7 melhores animações da década de 2010 [LISTA]


Trem Misterioso (t. 2, ep.19): Filha da…

Finn, Jake e outros personagens como esqueletos no vagão de um trem

Assassinatos misteriosos ocorreram em uma viagem de trem. Finn e Jake tentaram descobrir quem foi o responsável pelas mortes no maior estilo Assassinato no Expresso Oriente (1934), livro de Agatha Christie.

+++ LEIA MAIS: The Midnight Gospel não é o desenho 'tipo Rick and Morty' que você quer: é muito melhor

Conversando com outros passageiros, a luz do vagão piscou e os personagens apareceram mortos. Na primeira versão, Finn gritou: “Filha da…” e o apito do trem impediu o impediu de completar o palavrão. Na HBO Max, no entanto, a cena só mostrou o humano surpreso, sem gritar.


Pegando Um Foguinho (t. 4, ep. 16): Escada dos relacionamentos

Jake com o braço transformado em uma pequena escada. Finn observa, enrolado em papel alumínio.

Ao longo da série, Finn se sentiu atraído ao menos duas vezes - em uma delas, pela Princesa de Fogo. Apesar da paixão, qualquer contato físico seria doloroso, por ele ser uma “criatura de água,” como ela descreveu. 

+++ LEIA MAIS: Como Treinar O Seu Dragão: sinopse, teaser e tudo que sabemos sobre série derivada da animação [LISTA]

No episódio Pegando Um Foguinho, Finn se enrolou em papel alumínio para poder abraçar a princesa. Quando caminhavam de volta para casa, o humano e Jake conversaram sobre relacionamentos, e o cachorro faz uma escada com o braço, explicando as etapas.

O primeiro estágio seriam os abraços, o segundo “as beijoquinhas.” A versão na HBO Max corta a cena nesse momento, deixando de fora os outros degraus citados por Jake. Os próximos passos seriam “conhecer cinco metros do intestino dela,” e “tocar no chifre” - alusões à Lady Íris, esposa unicórnio do cachorro.

+++ LEIA MAIS: Shrek: 10 músicas que provam como a animação tem uma trilha sonora incrível [LISTA] 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cartoon Network (@cartoonnetworkofficial)


Sustos (t. 3, ep. 12): Identidade de Canelinha

Finn, Jake e Princesa Jujuba se olhando. Os três usam máscaras cobrindo os olhos e roupas sociais.

Em um jantar à fantasia, Jake e Finn precisavam escapar do anfitrião, quem assassinou alguns convidados ao longo da noite. Por estarem caracterizados, utilizaram nomes falsos na festa, adicionando mais camadas de mistério.

A censura aconteceu quando Canelinha revelou o pseudônimo dele: Peidão. A dublagem simplesmente fica muda enquanto a boca do personagem ainda se mexe, deixando a cena bastante confusa para quem nunca assistiu.

+++ LEIA MAIS: Rebuild of Evangelion: 5 motivos para assistir à conclusão da saga; dos personagens até evolução da animação [LISTA]


Donny  (t. 1, ep. 21): Idiot*

Donny sentado junto a Finn e Jake. Ele segura o controle de videogame do BMO.

Próximo a um vilarejo de casas falantes, os protagonistas encontraram Donny, um ogro aterrorizante e maldoso. Para proteger as pequenas construções, Finn e Jake decidiram ensinar algumas lições a Donny, como praticar empatia e solidariedade.

O ogro não possui muitos modos e, frequentemente, xinga os outros personagens. A censura do episódio, no entanto, chama a atenção pela inconstância, ora escondendo os xingamentos, ora os deixando passar. A palavra “idiota” é o maior exemplo, dita por Finn e Donny diversas vezes.

+++ LEIA MAIS: Ron Bugado: 6 motivos para assistir animação da Disney Studios [LISTA]


Acabou A Festa, Isla De Señorita (t. 5, ep. 22): Sequestro

Princesa Jujuba com fita cobrindo a boca.

No início do episódio, Rei Gelado entra no quarto da Princesa Jujuba para mais uma tentativa de sequestro. Ao se aproximar da cama, segura um rolo de fita adesiva e, então, há um corte brusco na cena. Jujuba acorda e interrompe a ação do vilão. Sem censura, Rei Gelado colocaria um pedaço da fita para tampar a boca da Princesa, acordando-a. 


Especial Hora de Aventura: Cidade dos Magos

No dia 28 de outubro, o último episódio de Hora De Aventura: Terras Distantes (2021) chegou à HBO Max. Com 50 minutos, o especial "Cidade dos Magos" acompanha Mordomo Menta na escola de magia. O spin-off foi bem recebido pela crítica, e está com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cartoon Network Brasil (@cartoonnetworkbrasil)

Os três episódios anteriores trazem personagens queridos, como BMO e Marceline. A série também mostra o reencontro entre Finn e Jake, com bastante emoção e nostalgia para os fãs. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cartoon Network Brasil (@cartoonnetworkbrasil)

Veja trailer do episódio Juntos Novamente, o qual mostra os protagonistas em uma nova aventura: