Val Kilmer precisou escolher entre comer e respirar em luta contra câncer de garganta

Além de perder a capacidade de falar com clareza, ator Val Kilmer precisou escolher entre comer e respirar devido ao câncer

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 25/08/2021, às 19h55 - Atualizado em 04/09/2021, às 15h15

None
Val Kilmer (Foto: Instagram / Reprodução)

O ator Val Kilmer enfrentou um câncer de garganta por seis anos, o qual fez o astro de Batman Eternamente (1995) perder a capacidade de falar com clareza. Em seu documentário intitulado Val (2021), o artista revelou - com ajuda de aparelhos - como precisou escolher entre respirar ou comer devido à doença. 

Em 2017, Kilmer começou a enfrentar o câncer e tratou a doença com quimioterapia, radioterapia e traqueostomia - mas vencer a doença foi uma longa jornada. "Você precisa fazer a escolha de respirar ou comer. É um obstáculo bastante presente em quem me vê," contou o ator. 

+++ LEIA MAIS: Val Kilmer fala pela primeira vez em 4 anos com ajuda de inteligência artificial

Atualmente com 61 anos, o ator precisou mudar alguns hábitos em sua vida. Com a necessidade de respirar, Kilmer precisou abrir mão de comer de maneira habitual, e precisa se alimentar através de um tubo.

No entanto, o ator contou com diversas conquistas recentemente: Kilmer falou pela primeira vez em quatro anos com ajuda de inteligência artificial. 

+++LEIA MAIS: Val Kilmer revela por que deixou de ser o Batman: ‘O Batman não existe’


Trajetória de Val Kilmer

Nascido em Los Angeles, Califórnia, Val Kilmer ganhou notoriedade em Hollywood nos anos 1980, quando estrelou os filmes de comédia Top Secret! - Superconfidencial (1984) e Academia de Gênios (1985).

Em 2020, lançou o primeiro livro de memórias, intitulado I'm Your Huckleberry: A Memoir, no qual fala sobre a luta contra o câncer de garganta e relacionamentos com atrizes famosas. E, neste ano, lançou um documentário sobre sua vida, Val (2021). 

+++LEIA MAIS: Após tratamento de câncer, Val Kilmer volta a atuar e estará ao lado da filha em filme

Assista ao trailer do documentário: 

Próximo filme de Val Kilmer

Mesmo com as dificuldades trazidas pelo tratamento do câncer, Val Kilmer continua com a carreira de ator. O astro de 61 anos estará no filme Paydirt ao lado da filha, Mercedes Kilmer. O artista interpretará um xerife com uma limitação na fala, e Mercedes será a filha do personagem.

+++LEIA MAIS: Keanu Reeves: os 3 melhores (e os 3 piores) filmes do ator [LISTA]

"A fala do meu pai está comprometida e toda essa experiência revelou o esforço pessoal que coloquei para trabalhar com atores com deficiência, e eu não fizera isso antes", disse a atriz. "É muito histórico ter uma pessoa com deficiência de fala. Espero ver isso anunciar mais portas se abrindo assim no futuro."


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!