Radiohead: 5 músicas marcantes da banda de Thom Yorke; incluindo hits odiados por eles, mas amados pelo público [LISTA]

Radiohead possui mais de 30 anos de carreira e acumulam sucessos; no entanto, nem todos agradam Thom Yorke e os outros integrantes

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/10/2021, às 10h40

None
Thom Yorke em show do Radiohead no Coachella 2017 (Foto: Kevin Winter / Getty Images)

Com mais de 30 anos de carreira, Radiohead compôs diversos sucessos. Entre as músicas aclamadas por público e crítica, existem curiosidades e detalhes sobre a criação; incluindo faixa que levou 20 anos até a conclusão, e música famosa no Brasil por campanha contra preconceito. Alguns dos hits são odiados e até rejeitados pelo próprio grupo - seja por questões emocionais ou cansaço.

Radiohead surgiu no meio da década de 1980, mas atingiu maior destaque nos anos 1990, com "Creep". A banda formada por Thom Yorke, Jonny Greenwood, Ed O'Brien, ColinGreenwood e Phil Selway se colocou no mercado em meio ao britpop. Porém, aos poucos, encontrou os próprios rumos e se consolidou como grupo importante do rock, com versatilidade e inovação. 

Até os discos mais experimentais do Radiohead, como Kid A (2000) e Amnesiac (2001), receberam retornos positivos da crítica - conquistaram notas acima de 75 no Metacritic e Kid A ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa. Os fãs ficaram divididos, mas o grupo seguiu buscando novos sons - passando pelo também vencedor do Grammy, In Rainbows (2007), até chegar em A Moon Shaped Pool (2016), indicado à mesma categoria na premiação.

+++ LEIA MAIS: Radiohead já fez música-tema para James Bond e foi esnobado; relembre

Veja cinco músicas marcantes do Radiohead, entre odiadas pela banda e lembradas com carinho pelo público:


"Fake Plastic Trees"

A faixa acompanha a sonoridade mais orgânica do segundo disco, The Bends (1995). Thom Yorke canta sobre a exaustão ao pensar na artificialidade das relações e da sociedade.

+++ LEIA MAIS: Radiohead: como banda evitou arrogância ao compor disco Kid A? [FLASHBACK]

Fake Plastic Trees” ficou famosa no Brasil após uma campanha de conscientização sobre a síndrome de Down, a “propaganda do Carlinhos.” No vídeo, duas crianças estão em um carrossel, e as legendas buscam desmistificar o preconceito.


"Creep"

É a música mais famosa do Radiohead, com mais de 700 milhões de streams no Spotify. A faixa retrata muito bem as desilusões e o sentimento de inadequação de um jovem adulto. "Queria ser especial / Você é especial pra caralh*," Thom canta sobre a decepção e o amor platônico.

+++ LEIA MAIS: Radiohead toca "Creep" pela primeira vez em sete anos; assista

Apesar disso, a banda não gosta da canção e passou sete anos sem tocá-la nos shows. Yorke admitiu: “Estamos cansados disso!” em apresentação da banda no Canadá, após pedidos por “Creep.” 


"Karma Police"

“Karma Police” embarcou na temática futurista e distópica do disco OK Computer (1997), mas com ares mais críticos. “É uma canção contra os chefes,” Yorke afirmou ao Independent

+++ LEIA MAIS: Radiohead vs Lana Del Rey e mais: os 5 casos de plágio mais marcantes da história da música [LISTA]

O guitarrista Ed O'Brien compôs a música a partir de “barulhos estranhos” em um pedal de delay. Os outros integrantes trabalharam nessa base para criar um dos maiores hits do Radiohead. “Karma Police” e outros singles do OK Computer (1997) levaram o grupo à 21ª posição na Billboard 200, feito inédito da banda até o momento.


"High and Dry"

Com mais de 200 milhões de streams no Spotify, “High And Dry” é a faixa mais escutada do The Bends (1995), mas o Radiohead não gosta tanto assim da canção. “Não é ruim, sabe… É muito ruim,” Yorke afirmou ao Pitchfork em 2006.

+++ LEIA MAIS: Qual música do Radiohead é a favorita de Thom Yorke?

Originalmente, a música com riff de violão e refrão chicletes estaria em Pablo Honey (1993), mas a banda não conseguiu chegar a sonoridade desejada. A melancolia de “High and Dry” encaixou melhor no segundo disco, onde a incluíram.


"True Love Waits"

Lançada oficialmente em A Moon Shaped Pool (2016), “True Love Waits” levou 20 anos para ser produzida da forma ideal para o Radiohead. Thom Yorke performou a balada sobre amor verdadeiro e sensação de abandono pela primeira vez em 1995. 

+++ LEIA MAIS: Algoritmo descobre qual é a música mais triste do Radiohead; entenda

A banda gravou a música várias vezes nas sessões do OK Computer (1997), Kid A (2000) e Amnesiac (2001), mas essas versões só chegaram ao público em compilações, como MiniDiscs [Hacked] (2019).

A gravação de A Moon Shaped Pool (2016) é mais minimalista que as anteriores, com a voz de Yorke e alguns sintetizadores o acompanhando. Os anos de espera pelo lançamento engradeceram ainda mais a bela composição do grupo.