Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

Neste sábado, Kurt Cobain completaria 54 anos de idade

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 20/02/2021, às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain à frente do Nirvana em cena do MTV Unplugged (Foto: Divulgação / MTV)
Kurt Cobain à frente do Nirvana em cena do MTV Unplugged (Foto: Divulgação / MTV)

Se ainda estivesse vivo, Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do seminal Nirvana, completaria 54 anos de vida neste sábado, 20 de fevereiro. 

Nascido no ano de 1967, Kurt Cobain se tornou um dos músicos mais importantes - se não o mais - das últimas três décadas, mesmo tendo se suicidado em 1994. Após sua morte, sua história tem sido destrinchada em reportagens, programas de TV, documentários e biografias, mas há detalhes pessoais do cantor que nem todos sabem. 

Por exemplo: qual é o nome do meio de Kurt Cobain? Qual é a cidade em que nasceu? Qual era o seu tênis preferido? Por que a música "Smells Like Teen Spirit" tem esse título? E muitas outras curiosidades. 

Para relembrar o líder do Nirvana em seu aniversário, listamos dez delas que, provavelmente, nem todo fã tem conhecimento. Confira: 

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda

1. Onde realmente nasceu?

Embora o Nirvana tenha sido uma das bandas responsáveis por colocar a cidade de Seattle no mapa da música, Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, condado de Washington, EUA. 


2. Nome do meio e origem

O nome do meio do músico é Donald, sendo Kurt Donald Cobain no RG, homenagem ao seu pai que se chamava Donald Leland Cobain.

As origens de Kurtsão holandesas, inglesas, alemãs, francesas, irlandesas e escocesas. Tanto que seu sobrenome foi herdado dos antepassados irlandeses. Originalmente, escrevia-se Cobane. 

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


3. Preço do primeiro álbum

O orçamento do primeiro álbum do Nirvana, Bleach(1989) foi de 90 dólares. No entanto, o produtor Jack Endino acabou cobrando 606 dólares após o disco estar gravado. Quem acabou arcando com o valor total foi o guitarrista Jason Everman, que é creditado no disco, aparece na foto de capa, mas não tocou uma única nota sequer. 


4. "Rape Me"

Inicialmente, a polêmica canção "Rape Me"["Me Estupre" em tradução para o português], do disco In Utero (1993), chamava-se "Wreck Me" ["Me Destrua"]. 

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


5. Converse preto

Kurt Cobain tinha uma preferência quase obsessiva por usar somente tênis da marca Converse. E de cor preto. Às vezes, muito raramente, variava usando um Converse de cor vermelho. 


6. Namoro pré-Courtney Love

Antes de conhecer Courtney Love, Kurt teve um relacionamento marcante com Tobi Vail, integrante da banda riot grrrl Bikini Kill. Quando a viu pela primeira vez, o vocalista do Nirvanaficou tão nervoso que chegou a vomitar. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


7. "Smells Like Teen Spirit"

Tobi Vail, antiga namorada de Kurt tem ligação direta com o título do hit "Smells Like Teen Spitit". Certa vez, Kathleen Hanna, vocalista do Biniki Kill, pichou no quarto do apartamento de Cobain a frase "Kurt Smells Like Teen Spirit" [Kurt Cheira a Espírito Adolescente]. Teen Spirit [Espírito Adolescente] é a marca do desodorante que Tobi Vail usava. 

+++LEIA MAIS: Além de Nirvana: 5 músicas para conhecer Chad Channing, baterista no histórico disco Bleach [LISTA]


8. Nome da filha 

O nome Frances Bean, filha única de Kurt Cobain e Courtney Love, é uma homenagem à atriz Frances Farmer, natural de Seattle cuja história ficou marcada por vários episódios de comportamentos errantes e internamentos em clínicas psiquiátricas.


9. Data exata da morte

Kurt Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle no dia 8 de abril de 1994, após ficar um tempo desaparecido. No entanto, nunca foi possível determinar a data exata em que o líder do Nirvana cometeu o suicídio. A mais provável é 5 de abril. 

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'


10. Homenagem 

A cidade em que Kurt Cobain nasceu, Aberdeen, homenageou-o construindo um memorial chamado Kurt Cobain Landing. A placa de boas-vindas da cidade está escrito "Come As You Are", nome de uma das músicas do álbum Nevermind(1991). 

Fonte: GQ Portugal. 


+++ HUNGRIA HIP HOP: 'SOU APEGADO EM SORRISOS QUE A MÚSICA PODE LEVAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL