Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

3 filmes de sci-fi com finais incríveis - e 3 com finais horríveis [LISTA]

Até os créditos rolarem, o público se depara com diversas reviravoltas - e o impacto da última cena define a qualidade do longa

Redação Publicado em 18/07/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas de Ex-Machina e Sinais (Foto 1: Divulgação/ Foto 2: Reprodução)
Cenas de Ex-Machina e Sinais (Foto 1: Divulgação/ Foto 2: Reprodução)

[Contém spoilers]

Os filmes de ficção científica são conhecidos pelos enredos complexos e desafiadores. Até os créditos rolarem, o público se depara com diversas reviravoltas - e o impacto da última cena define se o longa teve um final digno ou foi simplesmente desagradável.

Blade Runner- O Caçador de Androides (1982) e Aliens, O Resgate(1986), por exemplo, se tornaram produções clássicas por apresentarem uma conclusão super bem construída.

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de sci-fi dos anos 1980, de acordo com site especializado [LISTA]

Pensando nisso, o ScreenRant separou alguns filmes de sci-fi com finais incríveis - e outros nem tanto. Confira a lista selecionada:


Final incrível: Ex-Machina: Instinto Artificial (2004)

O final da produção é simplesmente assustador e muito bem escrito. Nos últimos momentos, a androide Ava se revela como a mais sagaz do filme e engana todos os humanos que estão do lado dela. 

+++ LEIA MAIS: 13 filmes que têm mais de 40 anos e você não fazia ideia: Star Wars, Mad Max e Poderoso Chefão [LISTA]


Final horrível: Sinais (2002)

Protagonizado por Joaquin Phoenix, Sinais teve um desenvolvimento muito bom, mas falhou no encerramento. A história sobre o contato aterrorizante entre humanos e aliens termina de forma decepcionante depois da revelação de que as criaturas tinham medo de água.

+++ LEIA MAIS: 7 filmes de sci-fi incríveis - e esquecidos - dos anos 1970 [LISTA]


Final incrível: Distrito 9 (2009)

O longa trouxe uma história completamente original - e o final não ficou para trás. Ao se distanciar dos 'finais felizes' vistos na maioria dos filmes de sci-fi, Distrito 9 revela como o  protagonista falhou em salvar a humanidade e virou um alien.

No entanto, a produção preza pelos detalhes: um dos olhos do personagem continua da mesma cor e ele parece se lembrar do presente para a esposa - deixando para o público a decisão de acreditar em uma esperança ou não.

+++ LEIA MAIS: As 9 cenas mais marcantes da história do cinema, segundo a Netflix


Final horrível: Sunshine (2007)

A produção seria simplesmente incrível, se não fosse o ato final. Isso porque o filme revela uma narrativa de horror sem sentido nos últimos momentos que deixou todo o desenvolvimento da história de lado.

+++ LEIA MAIS: De Top Gun a Ghostbusters: 5 filmes que ganharão sequência em 2020 depois de muito, muito tempo de espera [LISTA]


Final incrível: Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca (1980)

O filme da franquia de George Lucas é lembrado por ter uma das cenas mais icônicas da história do cinema. No final do longa, o público assiste à luta tensa de Luke e Darth Vader. Nessa parte, o espectador descobre a paternidade do jovem Jedi, bem como vê o herói perdendo a mão decepada.

Nos últimos momentos, vemos Luke se reunir com a frota rebelde, usar uma prótese robótica - além de Lando e Chewbacca começarem uma missão para salvar Han Solo.

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes da história, segundo o público: Parasita, O Poderoso Chefão e mais


Final horrível: Presságio (2009)

Em Presságio, o público se depara com uma teoria sobre alienígenas que até parece válida, mas não funciona nesta história. 

+++ LEIA MAIS: 5 franquias do cinema que vão acabar em 2021 [LISTA]


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO