Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 10 melhores filmes da história, segundo o público: Parasita, O Poderoso Chefão e mais

No aplicativo Letterboxd, as produções ganharam as melhores avaliações

Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 19/01/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Parasita, O Poderoso Chefão e Homem-Aranha no Aranhaverso (Foto 1: Reprodução/ Foto 2: Reprodução/ Foto 3: Sony Pictures Animation)
O Parasita, O Poderoso Chefão e Homem-Aranha no Aranhaverso (Foto 1: Reprodução/ Foto 2: Reprodução/ Foto 3: Sony Pictures Animation)

O Oscar 2020 anunciou os indicados no último dia 13, e o filme Parasitaé um dos favoritos dos críticos para ganhar em algumas categorias. Mas além das indicações, o longa também conquistou o público e já entrou em listas de melhores filmes de todos os tempos. No aplicativo Letterboxd, por exemplo, a produção ganhou uma avaliação muito boa.

Nesta mesma mídia social, outros filmes que também já estiveram na competição da Academia ganharam do público notas significativas, como o clássico O Poderoso Chefãoe a animação Homem-Aranha: No Aranhaverso.

+++ LEIA MAIS: Os 10 filmes mais influentes da década de 2010, segundo o The New York Times

Para além do mainstream, produções estrangeiras - e não norte-americanas - como Um Dia Quente de Verão e Vá e Veja ganharam elogios e foram bem recebidos.

A partir das notas do Letterboxd, o site ScreenRantselecionou os dez melhores filmes narrativos de todos os tempos - do com a menor para a maior pontuação. Vale lembrar que documentários e stand-ups ficam de fora da lista. Confira:


10) Um Dia Quente de Verão - Nota: 4.4

O filme de gênero coming of age de 1991 retrata a vida de um jovem tailandês desde a infância. Com muita sensibilidade, potência narrativa e drama, o longa - mesmo antigo - renova a representação de dinâmicas sociais no cinema.


9) Homem-Aranha: No Aranhaverso - Nota: 4.4

A Marvelse aperfeiçoa com a figura de Miles Morales, uma versão adolescente do Homem-Aranha de um universo paralelo. O jovem precisa aprender a lidar com os novos poderes e com os outros heróis de diferentes dimensões. 

Com cenas de luta bem construídas e elenco carismático, o filme se destaca por misturar o estilo padrão das animações com a aparência dos quadrinhos.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha: No Aranhaverso pode ganhar versão com atores reais pela Sony, diz site


8) A Viagem de Chihiro - Nota: 4.4

Outra animação na lista, a produção mostra Chihiro, uma menina de dez anos que precisa salvar os pais de um feitiço enquanto trabalha para uma bruxa em um povoado repleto de espíritos. O filme tem cenas muito emocionantes e reflexivas.

+++ LEIA MAIS: Estúdio de Viagem de Chihiro e Castelo Animado confirma dois novos filmes em 2020


7) Vá e Veja - Nota: 4.5

Durante a ocupação nazista em Belarus, um jovem chamado Flyora entra para o movimento de resistência. O filme retrata da forma mais real e crua os cenários horríveis da Segunda Guerra Mundial.


6) 12 Homens e uma Sentença - Nota: 4.5

Depois de um julgamento, 12 homens precisam decidir sobre um veredito que condenará um adolescente à prisão ou não. A história é angustiante ao mostrar que entre os 12 indivíduos, um deles vai contra a decisão de todos os outros. 

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes da Netflix de janeiro de 2020: Kill Bill, A Origem e mais


5) Os Sete Samurais - Nota: 4.5

Com três horas de duração, a produção de 1954 mostra sete samurais defendendo uma vila japonesa de bandidos. Na história, os guerreiros ensinam aos moradores do local a se protegerem e guerrearem.

O filme apresenta cenas de ação muito bem coreografadas e é considerado o precursor de produções com gênero focado em samurais.


4) Harakiri - Nota: 4.5

O filme de drama de 1962 acompanha a jornada do guerreiro Hanshirō Tsugumo durante os anos 1600 no Japão.  O longa tem muitas reviravoltas e é elogiado pelas cenas emocionantes - e estranhas.


3) O Poderoso Chefão Parte II - Nota: 4.5

A segunda parte da trilogia ficou na 3º posição da lista. O filme mostra duas narrativas paralelas que são bem construídas na história. A primeira envolve a ascensão de Michael na Máfia e a segunda gira em torno da juventude de Vito Andolini, antes dele virar Don Vito Corleone.

+++ LEIA MAIS: Francis Ford Coppola publicará caderno de anotações que mantinha durante O Poderoso Chefão


2) O Poderoso Chefão - Nota: 4.6

A primeira parte da trilogia ainda é a mais amada pelo público. O filme acompanha a rotina e desafios da Família Corleone - extremamente influente na Máfia Italiana - entre 1945 e 1955. O longa dirigido por Francis Ford Coppola mostra um roteiro bem desenvolvido e com personagens complexos e carismáticos.

+++ LEIA MAIS: Al Pacino revela que recusou o papel de Michael Corleone na trilogia O Poderoso Chefão


1) Parasita - Nota: 4.6

A narrativa gira em torno de uma família sul-coreana à beira da miséria que se infiltra em uma família rica. O elenco conta com Kang-Ho Song, Woo-sik Choi, Park So-Dam. Parasitatrabalha com muito cuidado questões sociais e familiares.

O sucesso da produção foi tão grande que o longa está sendo cotado para virar uma série na HBO, segundo a Variety

+++ LEIA MAIS: Coringa, 1917, Parasita e mais: Conheça todos os indicados a melhor filme do Oscar 2020


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL