Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro critica imprensa e parabeniza polícia por operação que deixou 28 mortos no Jacarezinho

Na redes sociais, o presidente se referiu às vítimas como “traficantes que roubam, matam e destroem famílias”

Redação Publicado em 10/05/2021, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Na quinta, 6 de maio, uma operação policial na comunidade do Jacarezinho, Rio de Janeiro, deixou 28 pessoas mortas. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais no domingo, 9, para parabenizar os policiais e criticar a imprensa por tratar os mortos na operação como “vítimas”. As informações são do UOL

O presidente escreveu no Twitter: “Ao tratar como vítimas traficantes que roubam, matam e destroem famílias, a mídia e a esquerda os iguala ao cidadão comum, honesto, que respeita as leis e o próximo. É uma grave ofensa ao povo que há muito é refém da criminalidade. Parabéns à Polícia Civil do Rio de Janeiro!”

+++LEIA MAIS: Como violência policial e racismo são normatizados pela produção audiovisual brasileira [ANÁLISE]

Segundo lista divulgada pela Polícia Civil, dos 28 mortos, 27 eram “criminosos”. A nota também afirmou que a operação levou à morte do inspetor André Frias. Além de parabenizar os oficiais pela operação, Bolsonaro prestou homenagem ao policial:

“Nossas homenagens ao Policial Civil André Leonardo, que perdeu sua vida em combate contra os criminosos. Será lembrando pela sua coragem, assim como todos os guerreiros que arriscam a própria vida na missão diária de proteger a população de bem. Que Deus conforte os familiares!”, escreveu.

+++LEIA MAIS: Há um ano, Brasil batia 5 mil mortos e Bolsonaro dizia: 'E daí?' - agora são 400 mil

De acordo com o UOL, na sexta, 7, o vice-presidente Hamilton Mourão também caracterizou como “bandidos” os mortos na operação na comunidade do Jacarezinho, Rio de Janeiro.

“Tudo bandido! Entra um policial numa operação normal e leva um tiro na cabeça de cima de uma laje. Lamentavelmente, essas quadrilhas do narcotráfico são verdadeiras narcoguerrilhas, têm controle sobre determinadas áreas e é um problema da cidade do Rio de Janeiro,” disse no Palácio do Planalto.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro lamenta morte de Paulo Gustavo e 'todos vitimados nessa luta contra Covid'

Apesar das falas das autoridades e da lista divulgada pela Polícia Civil, informações divulgadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro indicam que nem todos os mortos tinham antecedentes criminais ou envolvimento com o tráfico.

Em entrevista ao Jornal Nacional (via O Globo), Álvaro Quintão, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB RJ, afirmou: “Nós já identificamos pessoas que nunca tiveram nenhuma passagem pela polícia. E existem, sim, algumas pessoas que já têm passagens, algumas cumpriram penas, já não têm mais pena, já não estão mais cumprindo nenhuma pena.”

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL