Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro vai parar nos trends com suástica no lugar do 's' depois de vídeo de secretário demitido

Alusão a Hitler e nazismo vem do discurso do ex-Secretário da Cultura, Roberto Alvim, e sua citação de Goebbels, braço-direito do político alemão

Redação Publicado em 17/01/2020, às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Após o ex-Secretário da Cultura Roberto Alvim publicar um vídeo com um discurso recheado de supostas alusões nazistas, o presidente Jair Bolsonaro também foi acusado de compactuar com o governo totalitarista. 

Nesta sexta, 17, o sobrenome do político ganhou uma grafia com uma suástica, símbolo do partido de Hitler na Alemanha Nazista, no lugar da letra “S.” A hashtag #ForaBol卐onaro surgiu no Twitter e, em poucas horas, entrou no Trending Topics (um ranking de assuntos mais comentados na rede social em tempo real).

+++ LEIA MAIS: Secretário da Cultura cita Goebbels, braço direito da Alemanha nazista de Hitler, é repudiado e responde: "Coincidência"

Nas publicações do Twitter, as pessoas fazem piadas com o acontecimento desta semana, a consequente demissão de Alvim e também publicam montagens com o rosto do presidente brasileiro ao lado do de Hitler.

O que aconteceu?

Na quinta, 16, o então Secretário da Cultura Roberto Alvim publicou um vídeo no qual cita Joseph Goebbels, braço-direito de Hitler durante o regime nazista na Alemanha, em um discurso:

+++ LEIA MAIS: Roberto Alvim é demitido por Bolsonaro após citar Goebbels e música que "mudou a vida de Hitler"

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional,” brada o secretário. “Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada."

A fala é parafraseada dessa declaração de Goebbels: "A arte alemã da próxima década será heróica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada."

+++ LEIA MAIS: Flávio Bolsonaro é chamado de Willy Wonka após receber R$ 1,6 milhão por chocolates

Além da fala, ao fundo do vídeo ecoa Lohengrin, uma ópera - a favorita do parceiro de Hitler.

Roberto Alvim foi à público em um texto no Facebook e negou qualquer ligação. Chamou as acusações de “falácia de associação remota”  e “uma coincidência retórica.” (Leia a íntegra aqui).

+++ LEIA MAIS: Nova HQ do Batman faz alusão a Bolsonaro com tuíte de personagem chamado JM Bozo

Jair Bolsonaro, presidente, anunciou em nota aberta o desligamento de Alvim da Secretaria da Cultura. “Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência”, diz o texto. 

“Reitero nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas. Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos valores em comum.”


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL