Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Com 'Coringa', Jão inicia nova era: 'É um álbum libertário' [ENTREVISTA]

Com batida dançante e referências ao clipe de 'Imaturo', a música é o primeiro lançamento do próximo disco do cantor

Mariana Rodrigues | @marigues_ (com supervisão de Julia Harumi Morita) Publicado em 26/02/2021, às 16h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jão no clipe de CORINGA (Foto: Divulgação / Universal Music)
Jão no clipe de CORINGA (Foto: Divulgação / Universal Music)

Pode deixar a sofrência um pouco de lado, porque agora o Jão quer se jogar “nesse amor bandido,” como diz na letra de "Coringa", nova música do artista. Sumido das redes sociais desde o início do ano, o cantor surpreendeu os fãs com o lançamento na última quarta, 24. 

A canção marca o início de uma nova era. O último álbum de estúdio, Anti-Herói, foi lançado em 2019, seguido por uma rotina intensa de shows pelo Brasil. Por isso, desde o início da quarentena, Jão dedicou um tempo para respirar. Era o período de relaxar e focar nas próprios sentimentos e experiências para depois colocar tudo no papel.

+++ LEIA MAIS: Nova fase de Luis Fonsi aposta no sertanejo, no português e na cultura brasileira [ENTREVISTA]

Mesmo assim, o processo criativo não parou. Para o cantor, construir um álbum é um processo constante, iniciado no momento da finalização do último disco. E se o Anti-Herói representa uma fase sensível, marcada por letras profundas e corações partidos, a nova era pode ser definida como um período libertador.

"Meus trabalhos são fotografias muito legais da minha vida e esse é mais um. É um álbum libertário, então a liberdade percorre bastante nas letras desse novo disco,” disse em entrevista para à Rolling Stone Brasil.

+++ LEIA MAIS: Plutão Já Foi Planeta dá boas-vindas à vocalista Cyz Mendes e lança 'Acostuma' para iniciar nova fase da banda [ENTREVISTA]


Novo estilo

O disco ainda não está pronto, mas "Coringa" pode ser um pequeno spoiler. Com versos descontraídos, Jão se diverte com um amor diferente das composições anteriores. É intenso na medida certa, mas sem abrir mão da liberdade, como diz em “Uma parte de mim tem medo e outra parte quer ficar / Eu sou pro que der e vier / E se for pra ser, seja o que Deus quiser.” 

A melodia também inova na batida, com um estilo próximo ao pop do começo dos anos 2000 - um dos períodos favoritos do cantor. Apesar da ideia inicial seguir uma linha puxada para algo mais latino, Jão encontrou na música uma forma de trazer para 2021 a nostalgia do início do século.

+++ LEIA MAIS: Além do proibidão: como Fabio Santanna reinventa bailes cariocas para trazer o verdadeiro Brazilian Boogie [ENTREVISTA]


Uma nova forma de contar histórias

Mesmo com ritmo dançante, como em trabalhos anteriores, o cantor pretende mesclar diferentes estilos e letras no próximo disco. “Gosto de contar histórias. Dentro das minhas histórias vão existir os momentos dançantes - e existem bastante deles agora - e vão existir os momentos quando tudo tá uma bost*. Se me comprometo tanto a cantar sobre mim, sobre minhas verdades, não tem porque cantar só uma parte delas, sabe? Gosto de ter essa nuance para contar a história completa,” explicou.

Esse estilo de narrativa é a principal característica dos trabalhos de Jão. Desde Anti-Herói, as músicas se conectam de alguma forma e dessa vez não será diferente. Mesmo se as canções não seguirem uma narrativa linear, ainda fazem parte do mesmo “universo Jão,” como brinca o cantor. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Mesmo sem o disco pronto, Jão está animado com a produção. “Comecei a visualizá-lo, é um feto, é algo, já o entendo. Não sei como vai ser quando nascer, mas eu consigo vê-lo na barriga,” explicou. Dessa vez, o cantor pretende produzir mais de 10 músicas, diferente de Lobos (2018) e Anti-Herói (2019).


Parte visual

Não há como negar o fato do clipe de "Coringa" ser uma continuação de "Imaturo", lançado em 2018. Dessa vez, o trio de criminosos - agora em liberdade - planeja um novo assalto em um evento de gala, com a missão de roubar uma joia. O videoclipe marca uma fase mais madura, na qual os personagens têm a liberdade de explorar novos temas e deixar a parte juvenil um pouco mais de lado.

+++ LEIA MAIS: Uma viagem de incertezas, medos e amores: Supercolisor apresenta Faixa-a-Faixa de Viagem Ao Fim da Noite [ENTREVISTA]

Para Jão, completar a história de quase três anos atrás com uma produção digna de um filme hollywoodiano é praticamente a realização de um sonho de infância. “Sempre gostei quando as pessoas continuavam as narrativas porque é muito legal analisar como 'Imaturo' existiu naquela época com aquela sonoridade, aquela ideia e como 'Coringa' existiu hoje sendo uma continuação.” 

Vídeos interligados também serão uma característica do disco novo. Jão vem trabalhando na parte visual e pretende explorá-la mais, em comparação os últimos discos, para dar o devido espaço a cada uma de suas canções. “Estou bem dedicado a esse novo projeto para as músicas terem seu próprio lugar de existência, sua própria chance de brilhar como todas as outras  faixas do álbum,” explica.

+++ LEIA MAIS: O Terno volta aos palcos com festival online filmado no coração de São Paulo [ENTREVISTA]


+++ KANT: 'AQUELES QUE NOS DÃO MAIS ATENÇÃO SÃO OS QUE MAIS CRITICAM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL