Arte de nova HQ do Batman causa polêmica na China; entenda

The Dark Knight Returns: The Golden Child é o quarto título da série O Cavaleiro das Trevas, escrita por Frank Miller

Redação Publicado em 29/11/2019, às 08h26

None
Capa variante de The Dark Knight Returns: The Golden Child (foto: DC Comics)

Em dezembro a saga alternativa do Batman de autoria e ilustrada por Frank Miller retorna para mais uma edição. E a DC Comics, que vem promovendo o novo arco da história, removeu uma das artes promocionais da HQ (feita pelo ilustrador brasileiro Rafael Grampá) após controvérsias com o público da China.

The Dark Knight Returns: The Golden Child (ainda sem título em português) é o quarto título da série O Cavaleiro das Trevas e começará a ser lançado no próximo mês. O pôster apagado mostrava uma versão alternativa da Batwoman com um coquetel molotov na mão, e atrás dela os dizeres “The Future Is Young” (em tradução livre: o futuro é jovem).

+++LEIA MAIS: Filmagens de Crepúsculo mostram Robert Pattinson com dificuldades para dar cambalhotas

Após a divulgação da imagem, usuários chineses do Instagram e Facebook reclamaram falando que a arte fazia apologia aos protestos pró-democracia que acontecem em Hong Kong.

Já na rede social chinesa Weibo, os usuários comentaram que o uso do coquetel molotov é característico das táticas mais violentas empregadas pelos manifestantes, e que até o traje preto com detalhes em amarelo da Batwoman fazia alusão às roupas dos manifestantes.

+++LEIA MAIS: Batman eternamente? George Clooney usa cachê para comprar satélite e denunciar crimes no Sudão

Houve até quem acusasse que o título “The Golden Child” (a criança dourada, em tradução livre), que se refere ao personagem Jonathan Kent (Superboy), na verdade fosse uma menção à cor amarela, que marca os protestos em Hong Kong.

Veja abaixo o pôster deletado pela DC de The Dark Knight Returns : The Golden Child :

Um usuário do Weibo escreveu sobre a capa: “Não importa o motivo, divulgar uma imagem assim em tempos sensíveis como esses significa que você tem um desejo de morte.”

+++LEIA MAIS: Batman revela identidade secreta e coloca vida em risco em nova HQ; entenda

Além disso, a DC também foi criticada por deletar o post mediante às reclamações. Dessa vez a reclamação foi de fãs norte-americanos, que acusaram a editora de ceder à pressão e regras de censura do governo chinês.


+++ BLACK FRIDAY COM ATÉ 80% DE DESCONTO

- Echo Dot (Smart Speaker com Alexa, Cor Preta) com 43% de desconto: https://amzn.to/2L1kgQ8 

Help! (vinil importado), Beatles, com 31% de desconto: https://amzn.to/2qN8i5Y

Are You Experienced (vinil importado), The Jimi Hendrix Experience, com 16% de desconto: https://amzn.to/2OT1RWV

The Wall (vinil importado), Pink Floyd, com R$ 15% de desconto: https://amzn.to/2slmvXY

A Night At The Opera (vinil importado), Queen, com 25% de desconto: https://amzn.to/2XWCcRj

The Dark Side Of The Moon (vinil importado), Pink Floyd, com 18% de desconto: https://amzn.to/37M3fmN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Rolling Stone Brasil pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.