Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Doutor Sono: 6 coisas que você precisa saber antes de assistir a sequência de O Iluminado

A nova produção dirigida por Mike Flanagan estreou na última quinta, 7, nos cinemas

Redação Publicado em 08/11/2019, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Doutor Sono: 6 coisas que você precisa saber antes de assistir a sequência de O Iluminado

Doutor Sono, a sequência do clássico O Iluminado, escrito por Stephen King, chegou aos cinemas nesta quinta, 7. Dirigido por Mike Flanagan, o filme funciona como uma produção isolada mas ajuda a reviver a adaptação feita por Stanley Kubrick de 1980. 

Para quem não teve oportunidade de ver a obra antecessora, separamos os principais pontos que ajudam a entender o novo filme. Veja abaixo: 

Quem é Doutor Sono?

Diferentemente do que foi mostrado no longa de Stanley Kubrick, a produção dirigida por Flanagan procura ser mais embasada no livro de King

No entanto, ambas as produções têm a mesma premissa. Jack é um escritor, que aceita o trabalho como zelador de de um hotel isolado durante o inverno.

Para a temporada, leva a esposa, Wendy, e seu filho, Dan, que possui habilidades sobrenaturais. Aos poucos, Jack acaba se tornando um perigo para os próprios familiares. 

Quem é Danny Torrance?

O novo filme, Doutor Sono, tem como pano de fundo a história da vida adulta de Danny Torrance, o garoto que passou pelas experiências traumáticas retratadas no O Iluminado

Dan, que possui poderes sobrenaturais, quando se mudou com a mãe e o pai para o Hotel Overlook durante o inverno, se comunicava telepaticamente com o cozinheiro do hotel, Hallorann. Com o desenrolar da narrativa, o pai de Dan, na produção de Kubrick, interpretado por Jack Nicholson, fica agressivo e tenta matar a esposa e o filho com um machado. 

Ao final do filme, Dan consegue deixar o pai preso no labirinto que fica do lado de fora do hotel e consegue escapar vivo com a mãe. A única vítima de Jack acaba sendo Halloran que ouve os pedidos de socorro de Danny à distância e rapidamente é atacado por Jack. 

O personagem é um garoto tímido que tenta entender e lidar com os próprios poderes sobrenaturais. 

Hallorann 

Quando Danny e Halloran percebem que conseguem conversar telepaticamente, o cozinheiro do hotel explica a ele: "existem muitas pessoas que tem a iluminação, mas a maioria nem sabe ou acredita". Na produção feita por Kubrick, a iluminação e a loucura de Jack não se relacionam diretamente, mas se encontram em certos pontos da narrativa. 

Em certo ponto, Halloran para Danny que "assim como pessoas, alguns lugares iluminam". O cozinheiro diz isso em alusão ao Hotel Overlook. Além disso, ele conta que muitas coisas aconteceram naquele hotel ao longo dos anos, e que nem todos eventos foram bons. Especialmente no quarto 237. 

Delbert Grady

Em O Iluminado, Jack Torrance fica sabendo sobre a história que assombra o Hotel Overlook. Contam, durante a entrevista de emprego, que o último zelador, Delbert Grady, enlouqueceu e matou as duas filhas (gêmeas que aparecem nos corredores do hotel durante o filme) e a esposa. 

No decorrer do filme, Jack se encontra com Grady no Salão Dourado, onde o zelador critica a postura do novo cuidador - que no caso é o Jack -, por não ter dado "um jeito" na família ainda. 

Quarto 237

Em certo momento, no O Iluminado, Danny entra no misterioso quarto 237  -um dos locais mais assustadores do Hotel - e sai de lá com algumas marcas de estrangulamento no pescoço.

Quando Jack vai até o local, encontra uma moça na banheira - que o seduz - e o abraça. Na cena, Jack olha no espelho e percebe que vê uma pessoa cheia de feridas e apodrecendo. 

Lloyd

Apesar de não se envolver tanto na narrativa, Lloyd é um dos personagens que durante a estadia de Jack no Overlook interage com ele. O barman não faz muita coisa, mas abre espaço para que Jack revele que há alguns anos tentou agredir fisicamente o filho.