Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em 1970, Alfred Hitchcock revelou o ‘ingrediente especial’ para criar um bom suspense

O cineasta sempre 'deu aula' em filmes de suspense

Redação Publicado em 08/07/2020, às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alfred Hitchcock (Foto: Reprodução/Youtube)
Alfred Hitchcock (Foto: Reprodução/Youtube)

Alfred Hitchcock é um grandioso cineasta, além de ser considerado um dos diretores mais influentes da história do cinema. Apelidado de "Mestre do Suspense", o diretor construiu uma carreira que durou seis décadas e resultou em um total de 46 indicações ao Oscar e seis vitórias, como relembra a Far Out Magazine

+++ LEIA MAIS: 40 anos sem Alfred Hitchcock, o homem que marcou a ascensão e queda da Era de Ouro do cinema

Muitas vezes ao longo da carreira, o cineasta foi questionado por conta do grandioso sucesso com os filmes de mistério e terror. A Far Out Magazine lembra que o diretor simplificou a definição de suspense cinematográfico ao afirmar: "Mistério é quando o espectador conhece menos do que os personagens do filme. Suspense é quando o espectador sabe mais do que os personagens do filme."

Além disso, em um seminário do American Film Institute de 1970, Hitchcock também revelou qual era o 'ingrediente especial' para se criar um bom suspense: "Dê-lhes prazer [ao público]. O mesmo prazer que eles têm quando acordam de um pesadelo."

+++LEIA MAIS: 9 filmes essenciais para entender Alfred Hitchcock, o Mestre do Suspense [LISTA]

Sempre muito didático, o diretor é muito estudado na história da arte. Ele era um cinéfilo e estudioso do assunto. "Dependo mais do estilo do que do enredo. É como você faz, não é o seu conteúdo que faz de você um artista. Uma história é simplesmente um motivo, assim como um pintor pode pintar uma tigela de frutas apenas para dar a ele algo para pintar", afirmou no seminário, como lembra a Far Out Magazine.

Na mesma ocasião, acrescentou: "Tenho uma mente fortemente visual. Visualizo uma imagem até os cortes finais. Escrevo tudo isso nos maiores detalhes do roteiro e depois não olho para o roteiro enquanto estou filmando. Sei de cor, assim como um maestro de orquestra não precisa olhar para a partitura. Quando você termina o roteiro, o filme é perfeito. Mas, ao filmar, você perde talvez 40% da sua concepção original."

+++ LEIA MAIS: Assista a Alfred Hitchcock dar 'aulão' de edição de filme em entrevista

Assista Alfred Hitchcock no seminário em 1970 explicando sobre o suspense:


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO