Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Flashback: vídeo mostra Oasis tocando 'Live Forever' para um Glastonbury lotado; assista

O 1º disco da banda, Definitely Maybe, completou 25 anos no dia 29 de agosto de 2019

Rolling Stone EUA Publicado em 31/08/2019, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Noel e Liam Gallagher (Foto:Press Association via AP Images)
Noel e Liam Gallagher (Foto:Press Association via AP Images)

Em 1991, a banda Oasis era fundada, e, três anos depois, assinava um contrato com a Creation Records, gravadora independente que marcou a história do rock britânico. No entanto, foi apenas em 1994 que o grupo começou a ganhar fama, com o lançamento do 1º álbum, Definitely Maybe.

Lançado 25 anos atrás, o álbum apresentava a banda dos irmãos Gallagher para o mundo. Na Inglaterra, o grupo já tinha alguns singles de sucesso, como “Supersonic,” “Shakermaker,” and “Live Forever”.   

+++LEIA MAIS: Noel Gallagher quer criar uma petição para o término do Foo Fighters

Mesmo assim, o sucesso com o 1º álbum surpreendeu a indústria da música. Definitely Maybe vendeu 86 mil discos na 1ª semana, batendo o recorde de álbum mais vendido da história do Reino Unido na época.

No vídeo abaixo, o Oasis apresenta "Live Forever" no festival Glastonbury, dia 26 de junho de 1994. Peter Gabriel, Pulp, e Levelers eram as atrações principais daquele ano, e o Oasis tocou em um palco menor no domingo. A apresentação durou apenas 30 minutos, mas, com certeza, a banda fez valer à pena.  


Após o lançamento do álbum, a Rolling Stone EUA escreveu: "Oasis pode não ser o salvador do rock and roll, mas eles, definitivamente, são uma lufada de ar fresco".

O texto seguia: "Sem a auto-absorção que caracterizava as 'próximas grandes bandas' como Suede e o Maniac Street Preachers, Oasis combina a sensibilidade punk-pop do Understones com o glamour do T.Rex. O resultado é o álbum de estreia da banda, Definitely Maybe, 11 rajadas de três minutos e meio de trechos inúteis de guitarra, vocais furtivos e uma atitude despreocupada."

+++LEIA MAIS: Ex-guitarrista do Oasis acha filmes antigos e revela fotos inéditas; veja

Algumas semanas depois de Glastonbury, Oasis cruzou o Atlântico para tocar o primeiro show nos Estados Unidos, em Nova York. Em setembro, eles voltaram a América do Norte para tocar em pequenos clubes em todo o país. Foi um trabalho brutal, com quase nenhuma folga, mas eles viram o Stone Roses sofrer imensamente por negligenciar a América depois de ficarem grandes no Reino Unido e estavam determinados a não repetir esse erro.

Na 1ª turnê dos Estados Unidos, Liam e Noel Gallagherconversaram com o repórter da Rolling Stone EUA, Matt Hendrickson, sobre a rivalidade entre os irmãos. Noel disse: "A razão pela qual não temos isso é que nos conhecemos muito bem." "Nós conhecemos o outro há tanto tempo que quando um de nós começa a agir como um pop star, ele levará um corte do outro. E normalmente é o Liam recebendo um de mim", disse o Gallagher mais velho.

Essas tensões permaneceriam durante 15 anos e acabariam destruindo a banda depois de uma briga no backstage de um festival francês. Os irmãos vivem em guerra verbal desde então, conversando entre si apenas através de farpas desagradáveis na imprensa.

Uma reunião em algum momento do futuro parece quase inevitável. Se decidissem voltar, com o gancho do aniversário Definitely Maybe, é certo que eles poderiam lotar o estádio de Wembley por umas 25 noites consecutivas. Certamente há um cheque de US$ 100 milhões esperando que eles deixem de lado as besteiras e voltem a tocar como Oasis.

+++ A playlist da Drik Barbosa - De Emicida a Erykah Badu