Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Game of Thrones: George R.R. Martin diz que internet deixou os fãs mais tóxicos

O autor da saga comentou sobre a reação do público com o desfecho da série da HBO

Redação Publicado em 30/06/2019, às 13h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George R. R. Martin (Foto: Evan Agostini / Invision / AP)
George R. R. Martin (Foto: Evan Agostini / Invision / AP)

George R.R. Martin, autor da emblématica narrativa por trás de Game of Thrones, viu em primeira mão a fúria da internet durante a última temporada da série. 

A oitava temporada, de seis episódios, dividiu os telespectadores como nenhuma série fez recentemente. Desde os fãs organizarem uma petição online para que a última temporada fosse refeita até os atores da série mostrarem descontentamento durante a produção do desfecho e alguns deles até anunciarem isso em suas redes sociais

Durante a participação de Martin em um podcast de Leonard Maltin, depois da campanha ter atingido 1,5 milhão de assinaturas, o escritor revelou nunca ter visto uma loucura tão grande na internet. 

+++ Kit Harington, de Game of Thrones, se interna em clínica de reabilitação

"A Internet é tóxica de uma forma que a cultura fanzine e os fandoms - fãs de quadrinhos, fãs de ficção científica - não eram", disse Martin. "Houve divergências. Algumas rupturas, mas nada como a loucura que você vê na internet."

+++ Além da Guerra das Rosas: 8 histórias de Game of Thrones baseadas em fatos reais

Martin ainda teve que compartilhar sua opinião a respeito do desfecho de Game of Thrones para poder acalmar o público. "Nem tudo que aconteceu na série era parecido com o que eu estava planejando para os meus próximos livros". 

+++ George R. R. Martin se impõe uma data para terminar o próximo livro de Game of Thrones: "Ou podem me prender"

"Como tudo vai acabar? Eu vejo as pessoas perguntando", conta Martin. "O mesmo final da série? Será diferente?" e ele responde: "Bem, sim. E não. E sim. E não. E sim. E não. E sim. Eu estou trabalhando em um meio muito diferente do que David e Dan [os criadores do programa]. Eles tinham seis horas para esta temporada final. Eu espero que esses dois últimos livros preencham 3000 páginas. E se mais páginas, capítulos e cenas forem necessários, eu adicionarei." 

+++ Astros de Game of Thrones reagem a cenas dos bastidores de 10 anos atrás; assista

Além de escrever os próximos livros da saga, Martin está produzindo uma prequel de Game of Thrones com a apresentadora Jane Goldman. O episódio piloto já está em produção. Mesmo que essa nova produção tenha um sucesso "crítico", Martin disse que está plenamente consciente de que nada que ele faça jamais será compatível com o que Game of Thrones foi.

"A escala do sucesso de Game of Thrones alcançou todo o mundo e invadiu uma cultura. Não foi algo que alguém poderia antecipar", disse Martin.

+++ De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos