Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mangá Akira previu também a chegada do Coronavírus? Aparentemente sim; entenda

Parece que o clássico escrito e ilustrado por Katsuhiro Otomo não acertou apenas que as Olimpíadas seriam realizadas em Tóquio em 2020

Redação Publicado em 18/02/2020, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kaneda em imagem do mangá Akira (Foto:Reprodução)
Kaneda em imagem do mangá Akira (Foto:Reprodução)

O mangá Akira, escrito e ilustrado por Katsuhiro Otomo, já acertou, lá nos anos 1980 (quando foi publicado originalmente), que em 2020 as Olimpíadas seriam realizadas em Tóquio. Mas parece que essa não foi o único acontecimento que o clássico previu.

De acordo com o site japonês de games Hachima Kikou, no terceiro volume do mangá, alguns quadrinhos exibem mensagens pichadas ou coladas nas paredes que sugerem uma epidemia, além de reclamações contra os métodos de combate empregados pelo governo. Parecido com a atual situação do Coronavírus, não?

+++LEIA MAIS: 7 animes que vão ganhar adaptações live-action: Akira, Naruto, Death Note (de novo) e mais

Em um desses momentos, aparece escrito: "A WHO [World Health Organization, ou Organização Mundial de Saúde] critica as medidas de combate a epimedias adotadas [pela Neo-Tokyo, cidade em que se passam os eventos do mangá]". Veja abaixo uma imagem da versão em japonês.

Apesar de não ser classificado como uma epidemia (e sim como uma doença contagiosa), o Coronavírus infelizmente já matou 1.770 pessoas.

Mas as "previsões", ou coincidências entre a história de Akira e o momento vivido pelo mundo em 2020, não param por aí. 

+++LEIA MAIS: Aguardado live-action de Akira está atrasado por causa do diretor Taika Waititi

De acordo com uma matéria publicada pelo The Japan Times em janeiro, as autoridades do japão, assim como as do mangá, receberam diversas críticas pela forma como têm tentado combater o progresso do contágio, além de não terem achado necessária uma mudança de cidade para a cede das Olimpíadas.

Em Akira, um outro quadrinho mostra uma contagem regressiva até os aguardados jogos: 147 dias, o que corresponderia, no caso da vida real, ao dia 28 de fevereiro, já que as Olimpíadas estão marcadas para julho. Ao lado do painel com a contagem, é possível ver uma pichação que diz chuushi, palavra que pode ser traduzida como "pare", "suspenda". Veja abaixo.


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA