Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nasa encontra primeiro planeta fora da nossa galáxia, veja

Cientistas da Nasa afirmam que encontraram primeiro planeta fora da Via-Láctea, mas informação precisa ser confirmada

Redação Publicado em 25/10/2021, às 16h38 - Atualizado às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galáxia NGC 4414 (Foto: Getty Images/ NASA)
Galáxia NGC 4414 (Foto: Getty Images/ NASA)

Um telescópio da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) pode ter sido o responsável por uma descoberta histórica: o primeiro planeta fora da Via-Láctea, galáxia onde o sistema Solar se encontra. O fato é considerado um avanço na busca por outros mundos e no estudo sobre o espaço.

Conforme noticiou o site Independent, os cientistas encontraram o planeta através da nave espacial Observatório de raios-X Chandra, telescópio espacial lançado pela Nasa em julho de 1999 — em operação há 22 anos. Ele faz imagens do universo em raio-x com precisão.

+++LEIA MAIS: Missão Hera: NASA se une à Agência Espacial Europeia para desviar asteroides que podem destruir a Terra

A descoberta ainda não foi oficializada, e caso seja confirmada, irá representar um grande marco para a história. É a primeira vez que um telescópio encontra um exoplaneta (ou suposto exoplaneta) fora da Via-Láctea, ou seja, a menos de três mil anos-luz do planeta Terra.

O suposto planeta encontrado pela Nasa está no vizinho da Via-Láctea, nomeado como M51, ou Galáxia Whirlpool, e estaria a 28 milhões de anos-luz de distância do planeta Terra. A forma que o telescópio encontrou o planeta foi realizada a partir de uma técnica que envolve quedas de luz e raio-x.

+++LEIA MAIS: NASA irá revisar nomes de planetas, estrelas e galáxias que podem ser preconceituosos

Segundo o Independet, quando os planetas passam na frente de sua estrela, há pequenas quedas de luz e de raios-x. Quando analisadas, indicam detalhes de tamanho e proximidade dos astros com o sol — e, assim que o suposto planeta foi descoberto.

Ele estaria no sistema conhecido como M51-ULS-1, que inclui um buraco negro ou estrela de nêutrons, além de uma estrela companheira cerca de 20 vezes mais massiva que o nosso sol. Devido às análises dos raio-x, cientistas sugeriram que o planeta tivesse tamanho de Saturno.

+++LEIA MAIS: Cientistas da NASA encontram evidências de universo paralelo em que o tempo corre para trás

Primeiro planeta ainda precisa ser confirmado

Apesar das notícias empolgarem, há um problema para a confirmação de que o astro descoberto é, de fato, o primeiro planeta encontrado fora da Via-Láctea. O motivo, conforme noticiado pelo Independent, tem relação com a movimentação do astro.

Ele levaria cerca de 70 anos para cruzar novamente com o parceiro binário que causaria a queda nos raios-x — o que significa que a análise dos dados só poderá conseguir novas informações daqui a vários anos. A coautora Nia Imara, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, explicou:

+++LEIA MAIS: NASA confirma filme no espaço estrelado por Tom Cruise

Infelizmente, para confirmar que estamos vendo um planeta, provavelmente teríamos que esperar décadas para ver outro trânsito. E por causa das incertezas sobre quanto tempo leva para orbitar, não saberíamos exatamente quando olhar.