Nirvana: Como Pat Smear entrou para a banda? E por que?

Em entrevista, Dave Grohl detalhou como foi a entrada do guitarrista Pat Smear para a banda Nirvana em 1993, tornando-a um quarteto

Redação Publicado em 20/09/2021, às 11h54

None
Nirvana (Foto: divulgação)

Em 1993, o guitarrista Pat Smear entrou para a banda Nirvana, fazendo com que o famoso trio formado pelo guitarrista e vocalista Kurt Cobain se tornasse um quarteto. Mas como aconteceu a introdução do músico no grupo? E por que?

Em entrevista ao programa do radialista Howard Stern, relembrada e legendada pelo canal do Youtube Podcast Cortes, Dave Grohl relembrou de sua época como baterista do Nirvana e deu detalhes sobre a entrada do guitarrista Pat Smear na banda. 

+++LEIA MAIS: 'Nirvana seria ruim se Kurt Cobain estivesse vivo', diz Krist Novoselic

"Tínhamos acabado de gravar esse disco [In Uttero (1993)] e o Kurt Cobain nos disse: 'Acho que precisamos de mais um guitarrista para as partes de guitarra'. O mais louco é que estávamos em Los Angeles e Pat Smear tocava na lendária banda punk The Germs,' relatou o frontman do Foo Fighters

"'Então, Kurt falou: 'Encontrei o nosso segundo guitarrista: Pat Smear, do The Germs,' e a minha primeira reação foi: 'Aquele cara ainda está vivo?' [risos]. Mas, ter Pat conosco no último ano da banda deixou tudo mais divertido," explicou Dave Grohl

Ao ser questionado pelo apresentador se foi estranho entrar em uma banda já montada e se juntar a eles no meio do jogo, Pat Smear, um sujeito de poucas palavras, respondeu: "Foi estranho no começo, mas depois ficou super legal."

+++LEIA MAIS: Nirvana: Como banda se sentia em relação ao MTV Unplugged?

O guitarrista, que também integra o Foo Fighters, prosseguiu: "Na época, Kurt me ligou e perguntou se eu queria entrar para a banda dele. Eu disse: 'Ok.'" O músico completou: "Eu tinha o encontrado uma ou duas vezes, e eu não conhecia ele. Eu conhecia a Courtney Love, então, acho que ela me indicou para a banda."

Ao finalizar o assunto, Dave Grohl teceu elogios ao amigo e companheiro de bandas: "Para ser honesto, quando Pat Smear chegou ele era o melhor músico do Nirvana. Ele já era sobrequalificado." 

+++LEIA MAIS: Krist Novoselic derruba o próprio baixo na cabeça em show do Nirvana no VMA 1992; assista [FLASHBACK]

Confira abaixo a entrevista do Foo Fighters para o programa do Howard Stern, postada pelo canal Podcast Cortes