Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oposição protocola 'superpedido' de impeachment contra Bolsonaro; entenda

Em meio à denúncia por compra de vacinas, superpedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro foi protocolado

Redação Publicado em 30/06/2021, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Movimentos sociais, partidos políticos, parlamentares e entidades da sociedade civil protocolaram um superpedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quarta, 30 de junho, na Câmara dos Deputados. 

Cerca de 120 pedidos foram reunidos em um só, o qual conta com mais de 20 acusações contra Bolsonaro. Entre elas, a do empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira, quem afirma ter recebido pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina em troca de fechar contrato com o Ministério da Saúde. 

+++ LEIA MAIS: Relator da CPI da Covid cobra explicação de Bolsonaro: ‘Cinco dias em silêncio'

O texto atribui ao presidente 23 crimes de responsabilidade divididos em sete categorias.  PCB, PSB, PT, PSTU, Psol, PDT, PCdoB, PCO, Rede Sustentabilidade, Cidadania, Joice Hasselmann (PSL-SP), Alexandre Frota (PSDB-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP) e mais assinam a peça de 271 páginas. 

Para que o processo de impeachment comece a tramitar na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o Presidente da Câmara, precisa aceitá-lo. Além disso, são necessários ao menos 342 votos dos 513 deputados para o processo seguir para o Senado. 

+++ LEIA MAIS: 'Vamos prender Bolsonaro', diz vice-presidente da CPI da Covid

“Tendo em vista os indícios de abstenção de providências do presidente da República, ao ser informado de potenciais delitos administrativos, possivelmente configuradores de práticas criminais comuns, a macular contrato de compra de 20 milhões de doses de vacinas da Covaxin, ao preço de 1,6 bilhão de reais, é imperativo que o processo de impeachment a ser instaurado aprofunde a investigação em torno da prática potencial de crime de responsabilidade,” diz a peça (via G1).


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL