Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que, afinal, o Led Zeppelin quis que Physical Graffiti fosse um disco duplo?

Álbum ganhou certificado de platina antes de chegar às lojas

Redação Publicado em 10/06/2020, às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)

Led Zeppelin tinha certa relutância em seguir as regras comerciais na indústria musical, mas investiu pesado quando fundou a própria gravadora, Swan Song, como lembra o site CheatSheet. O primeiro projeto lançado pelo selo foi Physical Graffiti (1975) foi um álbum duplo, com o maior número de faixas lançado pelo grupo até então.

Os antecessores de Physical Graffiti tinham nove faixas cada e duração de, no máximo, 45 minutos. Para manter a média, muitas músicas eram cortadas da tracklist final, mas o mesmo não aconteceu o sexto lançamento do Led Zeppelin. Faixas como "In My Time of Dying”, “Kashmir” e “In the Light” ultrapassam oito minutos cada e somam mais da metade do tempo convencional dos lançamentos do grupo.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page achou que tinha algo de errado com Robert Plant quando eles se conheceram

“Através do álbum, era possível ouvir os quatro elementos preparando um quinto elemento”, explicou Jimmy Page à Brad Tolinski em entrevista para o livro Light and Shade (via CheatSheet). “Existiram álbuns duplos ou triplos de outras bandas na época, mas eu realmente não me importei porque o nosso seria melhor do que qualquer outro”.

A recepção do público foi ótima, e Physical Graffiti se tornou o primeiro álbum com certificado de platina apenas nos pedidos antecipados, antes mesmo de chegar às lojas, e vendeu mais de oito milhões de cópias.


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO