Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que a MTV estreou com um clipe que 'ninguém queria'? [FLASHBACK]

Mesmo com insegurança, funcionários da MTV comemoraram quando viram clipe de 'Video Killed the Radio Star' nas telas da MTV

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/08/2021, às 09h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clipe de "Video Killed the Radio Star" (Foto: Reprodução/YouTube)
Clipe de "Video Killed the Radio Star" (Foto: Reprodução/YouTube)

O icônico trajeto da MTV iniciou há 40 anos, em 1981. No entanto, a emissora não estreou muito bem, porque veiculou um clipe que "ninguém queria" no lançamento. A produção em questão é "Video Killed the Radio Star," do duo britânico The Buggles, lançado dois anos antes, em 1979.

A faixa foi escrita pelos dois membros do grupo (Geoff Downes e Trevor Horn) com o compositor e intérprete Bruce Woolley. Em 1981, a MTV, rede com conceito revolucionário para fazer um canal inteiro dedicado a videoclipes e conteúdo, preparave-se para estreae nas telinhas. Enquanto os executivos da empresa ponderavam qual clipe merecia ser o primeiro, depararam-se com a canção esquecida dos Buggles.

+++LEIA MAIS: Por que o MTV Unplugged do Nirvana é tão popular?

"Ninguém queria lançar com 'Video Killed the Radio Star,'" admitiu o diretor de programa da MTVSteve Casey. "Pensaram como precisávamos trazer um hit. Eu disse: 'Ninguém vai assistir. É simbólico.'" Por outro lado, Bob Pittman, cofundador do canal, explicou à People: "Foi uma declaração ambiciosa. Não esperávamos ser competitivos com o rádio, mas certamente foi um tipo de mudança radical."

Na época, como o Ultimate Classic Rock apontou, a maioria dos funcionários da MTV assistiu ao lançamento da estação enquanto estava em um bar em Nova Jersey, local mais próximo da sede da rede em Nova York, onde o canal estava disponível. "Quando o clipe do Buggles foi reproduzido, começamos a gritar como maníacos," relembrou Carolyn Baker, uma das primeiras executivas da empresa. "Estávamos todos mais bêbados do que gambás."

+++LEIA MAIS: 5 momentos incríveis do Acústico MTV do BTS

Embora a o momento tenha sido divertida no momento, agora é considerado histórica, segundo UCR. A MTV tornou-se uma empresa inovadora, trazendo artistas para as casas das pessoas como nunca antes, e ao mesmo tempo se tornou uma voz poderosa diretamente ligada à cultura pop.

Porém, Buggles não teve um futuro bom, mas Geoff Downes e Trevor Horn tiveram carreiras solo de sucesso. Quando o clipe de "Video Killed the Radio Star" iniciou MTV, ambos mudaram-se para outros projetos. Os dois passaram um breve tempo na banda Yes, contribuindo para o álbum Drama (1980).

+++LEIA MAIS: Acústico MTV, Missão Impossível 7 e mais: Os principais lançamentos da Paramount+ [LISTA]

Depois disso, Downes se juntou com o guitarrista Steve Howe, o cantor John Wetton e o baterista Carl Palmer para formar o supergrupo Asia em 1981. Ficou na banda até 1986, mas retornou em 1990. Também voltou ao Yes em 2011. Horn focou na carreira de produtor, e trabalhou com nomes como Paul McCartney, Pet Shop Boys, Frankie Goes to Hollywood, Seal, Cher, Rod Stewart, John Legend e Tina Turner.


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS