Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual foi a primeira música autobiográfica do John Lennon nos Beatles?

Nem sempre as letras do Fab Four foram tão pessoais como nos últimos anos da banda

Redação Publicado em 12/06/2019, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Foto:AP Photo)
Os Beatles (Foto:AP Photo)

Os primeiros anos dos Beatles foram repletos de canções com letras ficcionais fantásticas: narrativas, crônicas, relatos de coisas que nunca aconteceram com personagens que nunca existiram, e por aí vai. E um bom tempo depois nos deparamos, em contraponto, com composições como “The Ballad of John and Yoko”, um exemplo de música que carrega um relato pessoal e honesto.

Mas, com essa transformação em mente, surge a questão: qual foi a primeira letra que John Lennon escreveu sobre sua própria vida? Qual faixa representa o começo dessa era autobiográfica na carreira do músico? 

+++John Lennon queria colocar Hitler em capa de disco dos Beatles?

In My Life”, do disco Rubber Soul (1965), pode ser considerada a resposta mais certeira para essa indagação. 

Nela, Lennon deixa de lado a escrita enigmática e codificada, abandona a estratégia de escrita pelo ponto de vista de outra pessoa para contar sua própria história.

David Sheff, jornalista da Playboy, conduziu uma entrevista com o lendário Beatle, e perguntou porque ele não havia seguido essa caminho antes. E a resposta, apesar de simples, explicou bem toda a questão.

De acordo com Lennon, no começo a banda só escrevia músicas "à la The Everly Brothers e à la Buddy Holly" ou, como descreveu mais especificamente: "canções pop que não exigiam muita reflexão". E ainda acrescentou que "as palavras eram quase irrelevantes".

+++Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos