Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

"A sociedade só gosta de artistas mortos", afirmou John Lennon em carta escrita à mão de 1971

O ex-Beatle defendia Yoko Ono, esposa, das acusações de um jornal

Redação Publicado em 23/05/2020, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Yoko Ono (Foto: AP)
John Lennon e Yoko Ono (Foto: AP)

Uma das muitas manias de John Lennon era escrever cartas, de vez em quando bem mal educadas, pra quem o incomodasse. Foi o caso de um jornalista anônimo, representante do The Post-Standard, que duvidou da capacidade de Yoko Ono de comandar uma exposição - e, quase 50 anos depois, a bronca ainda ecoa.

Na edição de 27 de setembro de 1971, o veículo publicou uma crítica da exposição de arte de Yoko Ono, realizada no Everson Museum of Art in Syracuse, New York e programada para estrear no dia seguinte. Desde o título, o jornalista mostrou desagrado: “Arte ou enrolação?” (em inglês, “Art or Hokum”).

+++ LEIA MAIS: Qual foi o clássico dos Beatles escrito por John Lennon depois que ele ‘parou de tentar pensar’?

“Imaginamos se o museu apresenta a primeira ‘exposição de um homem só’ porque é ótima arte, ou a exibição só quer levar ao Everson um homem que uma vez descreveu seu ex-grupo como ‘mais popular que Cristo,” dizia o artigo. “Se for o último caso, o Everson vai realmente ver seu público crescer, mas a custo de uma tremenda perda de gosto e respeito do mundo da arte.”

Alguns dias depois, em 7 de outubro, o mesmo jornal publicou a resposta deJohn Lennon. A carta, escrita em papel de carta do hotel Syracuse, defendia Yoko Ono - e criticava o posicionamento antiquado do jornalista. Leia a tradução na íntegra:

+++ LEIA MAIS: As 4 melhores músicas dos Beatles - sem o John Lennon

"Querido qualquer um que escreveu aquela Enrolação sobre ARTE,

Tinha esquecido de pessoas como você! Bom, bom - vocês ainda existem, claro, em outras cidadezinhas pelo mundo…

Fiquei pensando - o que no mundo a fala do marido de uma artista, de quatro ou cinco anos atrás, tem a ver com a corrente exposição ‘This is not here’ no Everson Museum, de Yoko Ono? - realizada por um homem que essa cidade devia se orgulhar - Jim Harithas - quer dizer, as pessoas discutiam fofocas da esposa de Picasso?

+++ LEIA MAIS: De Beatles a Elton John: todos queriam ser como Little Richard [ANÁLISE]

Também queria saber desde quando esse fantasma do Post-Standard representa o tal chamado mundo da arte? Yoko e eu somos bem próximos a alguns artistas, e podemos dizer que o ‘mundo da arte’ não está no século XIX, e algo que artistas dos últimos séculos tem feito é ser contra a fofoca maldosa e burguesa de ‘pessoas cinzas’ (ou Blue Meanies!).

A sociedade só gosta de artistas mortos. Tenho medo de eu e Yoko não consigamos coagir.

Com amor, de qualquer maneira,

+++ LEIA MAIS: Demitido, Dante Mantovani, que disse que ‘os Beatles foram invenção socialista para fazer garotas abortar’, volta a ser presidente da Funarte

John e Yoko

P.S.: Por que você não vem e olha pra arte - tenho certeza que o homem que você pensa que eu insultei daria o braço a torcer e viria

P.P.S.: Você esqueceu de mencionar o outro homem do grupo (George Harrison) que é altamente religioso - e discípulo de Cristo? Hare Krishna et al."

+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE