Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Prêmio

Spike Lee sai em defesa de Faça a Coisa Certa em premiação

Diretor recebeu o Ebert Director Award no Festival Internacional de Toronto

Redação Publicado em 11/09/2023, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Spike Lee (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)
Spike Lee (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Um dos nomes mais celebrados da indústria cinematográfica mundial, Spike Leefoi agraciado com o Ebert Director Award. Na cerimônia, o diretor aproveitou para relembrar que à época do lançamento de seu filme, Faça a Coisa Certa, em 1989, a crítica deduziu que o longa pudesse incitar tumultos. 

Lee ainda expressou sua gratidão a Robert Ebert — crítico que dá nome ao prêmio. O diretor falou que o especialista foi muito importante em sua carreira e fez questão de direcionar os comentários à viúva de Ebert, Chaz, que entregou o prêmio em suas mãos. “Seu marido me apoiou, porque havia filhos da p*** na imprensa que diziam que Faça a Coisa Certa iria incitar os negros à revolta — que este filme não deveria ser exibido nos Estados Unidos.”

+++LEIA MAIS: Spike Lee deseja boa recuperação a Pelé e apoia Brasil na Copa do Mundo

O cineasta disse ainda durante a premiação que a luta não acabou. E chamou a atenção dos críticos David Denby e Joe Klein por seus comentários sobre o filme, considerado hoje como um marco do cinema mundial. 

Durante o discurso de premiação, o cineasta Barry Jenkins classificou Lee como “um dos melhores cineastas do nosso tempo,” além de agradecer pelo que o colega representa para outros diretores negros. 

Veja abaixo o discurso de Spike Lee:


+++LEIA MAIS: Spike Lee visita estátua de Michael Jackson no Rio de Janeiro