Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vocal isolado de David Bowie em Life on Mars comprova: ele era realmente um marciano; ouça

Artista tinha técnica de canto considerada peculiar por especialistas

Redação Publicado em 17/04/2020, às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie no clipe de Life on Mars (Foto: Reprodução/YouTube)
David Bowie no clipe de Life on Mars (Foto: Reprodução/YouTube)

David Bowie, considerado um dos artistas mais influentes do século 20, conseguiu se reinventar e inovar durante toda a carreira, característica que lhe rendeu o apelido de Camaleão do Rock, em constante mudança de estilo, sonoridade e persona.

Pouco antes de mergulhar completamente na figura do alienígena Ziggy Stardust, o britânico lançou o single “Life on Mars?”, do álbum Hunky Dory (1971), até hoje uma das canções mais celebradas da discografia do artista.

+++ LEIA MAIS: 6 polêmicas de ícones do rock que ninguém fala sobre: de Eric Clapton racista a Bowie fascista

O vocal isolado de Bowie na música mostra as características únicas e impressionantes da voz do músico, muitas vezes deixada em segundo plano diante do espetáculo teatral das performances. Como lembra a Far Out Magazine, a voz do Camaleão foi descrita por historiadores de música como possuidora de uma técnica de vibrato “particularmente deliberada e distinta”. Michael Campbell, historiógrafo, apontava as “mudanças dramáticas” na voz de Bowie em cada seção das músicas.

+++ LEIA MAIS:

Ouça abaixo o vocal isolado do artista em "Life on Mars?", comprovação de que Bowie, realmente, era de outro planeta. 


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA