Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Reinvenção

Assucena fala sobre 1º disco solo e o momento que considera o próprio lusco-fusco

O primeiro álbum solo da cantora, Lusco-Fusco, depois do fim da banda As Baías, foi lançado em 2023

Assucena (Foto: Fernanda Tiné)
Assucena (Foto: Fernanda Tiné)

Assucena tem muito que comemorar, após uma trajetória de sucesso com As Baías, banda da qual foi fundadora, e o espetáculo Rio e também posso chorar, em homenagem aos 50 anos de Fatal - Gal A Todo Vapor(1971), ela lançou em 2023 o primeiro disco da carreira solo, Lusco-Fusco (2023). 

Em conversa exclusiva com a Rolling Stone Brasil, a artista fala sobre o processo que a levou até o álbum. A primeira diferença, segundo ela, é que o disco solo e independente é um trabalho muito artesanal, "muito diferente de quando se tem uma holding por trás." Ela confessa que errou muito no processo. "Quando se vem de uma banda, querendo ou não, as tarefas estão divididas."

+++LEIA MAIS: Assucena homenageia Gal Costa no Blue Note; veja como garantir ingressos

Por outro lado, na carreira solo, tudo depende unicamente do artista, explica. Isso não significa que ela estivesse sozinha, uma das pessoas que a apoiou foi a cantora Céu. "Eu quis trazer o 'lusco-fiusco,' primeiro por entender a beleza dessa palavra," revela Assucena. "É uma palavra que nomeia dois momentos do dia muito bonitos, o amanhecer e o entardecer. Além da musicalidade, a artista entende que viveu o próprio lusco-fusco.

"Eu quis construir Lusco-Fusco entendendo o lugar de onde eu venho. Eu sou uma mulher que passou por uma transição de gênero e isso é passar por um lusco-fusco," reflete. A carreira dela também passa por um momento de transformação quando se vê como um artista solo. Isso tudo, somado ao momento político do Brasil fez com que ela trouxesse o álbum à vida. 

Veja a entrevista completa: 

+++LEIA MAIS: Elis & Tom (1974) ganha homenagem à altura por Daniel Jobim e Kell Smith [REVIEW]

Assucena apresenta nesta quarta, 20, o projeto Baby, te amo - Tributo à Gal Costa ao Blue Note São Paulo, como parte do projeto Rolling Stone Sessions. No show, ela homenageia a cantora que é uma das maiores influências da carreira da cantora. No repertório, canções como "Baby", "Tigresa", "VaporBarato", "Pérola Negra", "Coração Vagabundo"  e tantas outras eternizadas na voz de Gal.

SERVIÇO 

Data: 20/03/2024
Local: Blue Note São Paulo
Endereço: Avenida Paulista 2073 - 2º Andar - Consolação - São Paulo/SP
Horário: 22h30 | Abertura da casa: 19h
Ingressos: Site oficial
Classificação etária: 18 anos | menores, apenas acompanhados dos pais ou tutores legais, conforme Lei 8.069/90 e Portaria 502 de 2021 do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Eventim e o Blue Note não se responsabilizam por compras efetuadas em canais não oficiais

+++LEIA MAIS: Um ano sem Gal Costa: 10 músicas para celebrar sua obra