Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Diretor de Contágio não previu 'a irracionalidade’ das pessoas com o coronavírus

O filme de Steven Soderbergh mostrou-se muito similar à pandemia de Covid-19 - mas há coisas que nem o cineasta acertou

Redação Publicado em 26/05/2020, às 08h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Contágio (Foto: Claudette Barius / Warner Bros. / Reprodução)
Contágio (Foto: Claudette Barius / Warner Bros. / Reprodução)

Nove anos após sua estreia nos cinemas, em 2011, o filme Contágio, de Steven Soderbergh, voltou a ser um dos mais relevantes durante a quarentena - e um dos mais assistidos na Netflix. 

+++ LEIA MAIS: 7 filmes adiados por causa do coronavírus - Velozes e Furiosos, Lugar Silencioso e mais

O vírus retratado no filme mostrou-se muito similar à pandemia de Covid-19 que, infelizmente, enfrentamos atualmente. No entanto, durante uma entrevista ao jornal Los Angeles Times, o cineasta disse que não previu “a irracionalidade” das pessoas quanto ao coronavírus. 

“Para mim, tem sido fascinante ver aspectos dessa história que nós não levamos em conta [quando fizemos o filme]. Por exemplo, o comportamento sociológico —a reação das pessoas, dos estados, dos países”, ele revelou. 

Segundo o Uol, Soderbergh também admitiu que ele e o roteirista Scott Z. Burns talvez tenham errado ao desenhar o comportamento das pessoas de forma “racional”: “Para mim, tem sido um lembrete de que os seres humanos não agem racionalmente. Quando estamos com medo, somos profundamente ilógicos.”

+++ LEIA MAIS: Os Simpsons ‘previu’ coronavírus - e até que Tom Hanks ia ficar de quarentena

Por último, ele não se surpreendeu ao saber que a Covid-19 pode ter nascido em “mercados” da Ásia, no qual são vendidos animais vivos. “Todos os especialistas com quem  conversamos disseram que [o vírus] poderia vir de lá. Alguns ainda disseram que teria um morcego envolvido. Isso há mais de dez anos, quando estávamos fazendo pesquisa para o filme”, ele concluiu.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE