- Montagem de Rosa Diaz e Annalise Keating (Foto: Reprodução)

Orgulho Bissexual: 5 séries com personagens bi; de Brooklyn Nine-Nine a How To Get Away With Murder [LISTA]

Para marcar o Dia internacional do Orgulho Bissexual, separamos 5 séries com personagens bissexuais icônicos

Redação Publicado em 23/09/2021, às 17h50

À medida que personagens bissexuais têm mais espaço em produções na televisão e cinemas, ganha potência uma importante discussão de como retratar a bissexualidade sem estereótipos ou fetichizações no audiovisual.

Algumas séries conseguem acertar nas representações de personagens bissexuais: seja Brooklyn Nine-Nine com a inspetora Rosa Diaz, ou How To Get Away With Murder com a icônica Annalise Keating

+++LEIA MAIS: Melhores episódios de Annalise Keating em How To Get Away With Murder [LISTA]

Para marcar o Dia do Orgulho Bissexual, a Rolling Stone Brasil separou cinco séries com representações certeiras de personagens bissexuais, sem reprodução de estereótipos ou apresentações rasas; confira:

Euphoria

Euphoria, série da HBO, foca nas personagens Rue (Zendaya) e Jules (Hunter Schafer), e é considerada um marco para a representatividade LGBTQ+ na TV (e nos streamings). A produção evita usar nomenclaturas para descrever a sexualidade dos personagens, e está interessada em mostrar a fluidez dos relacionamentos e a sexualidade como um espectro.

+++LEIA MAIS: Por que a segunda temporada de Euphoria será totalmente diferente?

As personagens Jules e Rue se envolvem com homens e mulheres ao longo dos episódios e, em nenhum momento, definem a orientação delas. Esse tópico é explorado com maior profundidade em outra matéria publicada pela Rolling Stone Brasil (confira neste link).


Feel Good

Na série, as duas protagonistas, Mae Martin e George (Charlotte Ritchie), são bissexuais. Na segunda temporada da produção, inclusive, um novo personagem chega à história, Elliott (Jordan Stephens), bissexual e não-monogâmico.

+++LEIA MAIS: 4 lições que aprendemos em Feel Good: ativismo, bissexualidade e mais [LISTA]

Ao acompanhar os três personagens, coletiva e individualmente, o espectador se vê em meio a diversas importantes reflexões sobre relacionamentos, orientação sexual, identidade.


Brooklyn Nine-Nine

Séria e intimidadora, a detetive Rosa Diaz é uma das personagens mais amadas de Brooklyn Nine-Nine. Na quinta temporada da série, ela afirma ser bissexual para os colegas do trabalho — e como tudo na produção, há uma mistura de humor na cena.

+++LEIA MAIS: Brooklyn Nine-Nine: Os 5 fatos mais tristes sobre Rosa

O arco da personagem é muito elogiado pelos espectadores, principalmente pelo fato da sexualidade de Rosa não definir sua participação ou ações na produção. Ainda, a produção dá profundidade à detetive ao mostrar, por exemplo, a dificuldade de seus pais aceitarem a orientação sexual dela.


How To Get Away With Murder

Protagonista de How To Get Away With Murder, Annalise Keating — interpretada pela icônica Viola Davis — é uma das personagens mais aclamadas da televisão, retratada com profundidade, potência e uma complexidade que apenas a atriz poderia apresentar.

+++LEIA MAIS: How To Get Away With Murder: 7 detalhes escondidos sobre Annalise Keating

Ao longo das temporadas, a série apresenta a bissexualidade de Annalise Keating com sagacidade, a partir da personagem Eve, pela qual a protagonista se apaixonou anteriormente. Nesse arco, há uma importante discussão sobre preconceito, principalmente quando se trata de uma mulher negra LGBTQ+.


Sex Education

Na série da Netflix, os espectadores são apresentados a Adam, filho do diretor do colégio de Moordale. Inicialmente inimigo de Eric, Adam passa a sentir atração pelo personagem, mas entra em conflito ao não entender os seus sentimentos. 

+++LEIA MAIS: 3 vezes em que odiamos - e 3 que sentimos pena de Adam em Sex Education

A narrativa traz importantes questionamentos sobre a sexualidade na adolescência — e a bissexualidade acompanha a evolução de Adam, quem tem dificuldade para se entender enquanto LGBTQ+. Com o tempo, o personagem entende que o fato dele gostar de Eric não anula os sentimentos que ele teve pela ex-namorada, além de não alterar a sua personalidade.

série entretenimento netflix notícia bissexual Séries orgulho rosa diaz keatin brooklyn annalise

Leia também

TV Globo cancela especial de Madonna após críticas; entenda


Bebê Rena: Criador explica 'final ambíguo' da série de sucesso


Nicola Coughlan diz estar orgulhosa das cenas de sexo do 3º ano de Bridgerton


Travis Kelce, namorado de Taylor Swift, irá estrear como ator em série de Ryan Murphy


Regina Braga e Isabel Teixeira estreiam em novo espetáculo no Teatro Bravos.


Marília Gabriela estrela comédia ao lado de seu filho Theodoro Cochrane