- Na Natureza Selvagem (Foto: Divulgação) e Capitão Fantástico (Foto: Divulgação)

Além de Nomadland: 5 filmes que retratam a vida nômade [LISTA]

Os longas mostram como as pessoas decidem sair da zona de conforto e passam a viver na estrada sem uma moradia fixa

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/05/2021, às 21h32

Dirigido por Chloé Zhao, Nomadland (2020) venceu o Oscar 2021 de  Melhor Filme. A produção conta a história de Fern (Frances McDormand), quem aos 60 anos decide entrar em uma van e partir para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional como nômade moderna. 

O termo nômade se refere a pessoas sem uma moradia fixa, as quais vivem mudando de lugar. Seja para sair da zona de conforto e tentar uma vida diferente, ou por necessidades, muitos começaram a se identificar com o estilo de vida de não ter um lar definido ou viver na estrada. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]

Confira cinco filmes que retratam a vida nômade - além de Nomadland (2020):


Capitão Fantástico (2016)

Estrelado por Viggo Mortensen e George MacKay, Capitão Fantástico conta a história de um pai e os seis filhos, os quais decidiram viver longe da civilização e escolheram as florestas de Washington, EUA, como lar. Contudo, são forçados a deixar o isolamento e precisam encarar o caos das cidades e os desafios entre família. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Nomadland é o grande vencedor; confira todos ganhadores


Na Natureza Selvagem (2007)

Com a marcante frase “Happiness only real when shared,” (em tradução livre: Felicidade só é real quando compartilhada), Na Natureza Selvagem (2007) é baseado em um livro homônimo de Jon Krakauer. Na produção, acompanhamos Christopher McCandless (Emile Hirsch), e sua decisão de seguir um caminho diferente. Ao invés de optar por uma carreira glamourosa, escolhe doar o próprio dinheiro, abrir mão dos bens materiais e viver isolado no Alasca.


Livre (2014)

Livre (2014) tem Reese Witherspoon como protagonista e conta a história de Cheryl, quem após a morte da mãe, um divórcio e envolvimento com drogas, decide largar a antiga vida e fazer uma trilha de 1770 quilômetros pela costa do Oceano Pacífico. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 filmes para conhecer Frances McDormand, indicada como Melhor Atriz por Nomadland [LISTA]


Na Estrada (2012)

Na Estrada (2012) é dirigido pelo brasileiro Walter Salles, e mostra os três amigos Sal Paradise (Sam Riley), Dean Moriarty (Garrett Hedlund) e Marylou (Kristen Stewart) viajando pelas estradas do interior dos Estados Unidos com o intuito de evitar uma vida monótona com obrigações.


A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

Dirigido e estrelado por Ben Stiller, o longa conta a história de Walter Mitty, tímido e sem um rumo certo na vida, trabalha na revista Life no departamento de fotografias. Quando necessita de um negativo do fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn) para a capa, decide embarcar em uma aventura viajando por países ao encontro de O’Connell

+++ LEIA MAIS: 5 motivos para prestar atenção em Chloé Zhao, a Melhor Diretora no Oscar 2021 por Nomadland [LISTA]


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

notícias walter salles ben stiller livre nomadland nômade na natureza selvagem na estrada capitão fantástico a vida secreta de walter mitty

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada