- George Harrison e Paul McCartney (Foto: AP Images)

Por que Paul McCartney tomou o solo de George Harrison em ‘Sgt. Pepper’s’?

Nos anos 1960, cada vez mais o guitarrista cedeu solos para os outros integrantes do icônico quarteto

Redação Publicado em 02/03/2020, às 11h13

No início dos Beatles, George Harrison percebeu que não teria todos os solos garantidos nas músicas. Em 1964, enquanto o grupo gravava "I'm Follow the Sun", Harrison teve que convencer os integrantes para conseguir participar da parte principal da faixa de Paul McCartney.

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

Geoff Emerick, o engenheiro de som de grande parte das melhores músicas do icônico quarteto, relembrou do guitarrista entrando na sala de controle dos estúdios da Abbey Road para exigir que ele fizesse o solo da música. 

"Eu sou o guitarrista principal da banda", Emerick cita o diálogo com Harrison no livro, Here, There and Everywhere. No final, o guitarrista acabou conseguindo o que queria, mas não sem Emerick chamar o solo de "constrangedor". 

+++ LEIA MAIS: Cocaína e problemas técnicos: Como foi a última gravação de Paul McCartney e John Lennon?

Por volta dos anos 1960, Harrison experimentava novas técnicas com o instrumento, e se viu cedendo mais solos para os outros integrantes do grupo, principalmente para Paul McCartney. Na faixa-título do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, isso aconteceu mais uma vez. Supostamente Harrison não conseguiu fazer o solo após horas de tentativas. 

"Harrison passou horas tentando acertar o solo da guitarra", escreveu Emerick em Here, There e Everywhere

Nas sessões do Revolver, em 1966, Harrison também ficou frustrado quando tentou gravar um solo para a própria canção "Taxman", logo depois George Martin sugeriu que McCartney fizesse o solo. 

+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon e Paul McCartney demoraram 17 anos para terminar a música ‘Free as a Bird’?

"No fim, Paul substituiu o trabalho de George com um solo impressionante, e Harrison claramente não ficou muito feliz", lembrou Emerick

Quando Harrison lembra das sessões de gravação do disco, ele não tem boas lembranças. "Sgt. Pepper foi o único álbum em que as coisas foram feitas de forma completamente diferente", disse Harrison em Anthology.

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava

Além disso, ele descreveu as sessões como "um pouco cansativas e chatas". McCartney foi responsável por dirigir as gravações, porque sabia exatamente o que queria para a faixa-título. Isso incluiu o músico assumir as funções da guitarra rítmica de John Lennon e fazer com que o resto dos integrantes não participassem tanto da produção. O guitarrista pontuou em várias entrevistas o quão sufocado se sentiu por McCartney naquela época


+++ KAROL CONKA NO DESAFIO 'MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO'

 

música notícia Músicas Paul McCartney Ringo Starr Beatles guitarra John Lennon gravação Curiosidades solo guitarrista George Harrison fita abbey road sessões Geoff Emerick sgt peppers here there and everywhere I'm Follow the Sun

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’