- The Matrix Revolutions (foto: reprodução/ Warner)

Qual era o verdadeiro significado do final da história de Neo em Matrix, de acordo com explicações das próprias Wachowskis

O sacrifício final de Neo representa um herói que atingiu a iluminação espiritual

Redação Publicado em 09/09/2020, às 08h08

A trilogia Matrix termina com Neo (Keanu Reeves) tendo uma batalha épica contra o Agente Smith, que se tornou um vírus incontrolável no sistema. O conflito chega num impasse no qual o herói percebe que não pode vencer e se rende, mas quando ele é assimilado pelo inimigo, as máquinas mandam uma carga de energia que destrói Smith de dentro para fora.

Relembre a cena abaixo:

+++LEIA MAIS: Qual filme da carreira de Keanu Reeves é o favorito do ator?

Parece meio contraditória a cena. Como poderia Neo ter vencido se ele se entregou? Porém, segundo as irmãs Wachowski (via ScreenRant), isso aconteceu porque o personagem de Keanu Reeves atingiu o Satori, ou seja, o estado de iluminação do budismo:

"Neste ponto da história, Neo está à beira do satori, pronto para resolver o paradoxo da escolha e da falta de escolha, do livre-arbítrio contra o destino, mas isso só pode ser alcançado por meio de um ato de rendição, que só ocorre após ele ter abandonado a natureza perspectiva da verdade, aceitando a totalidade da consciência presente" - Lana Wachowski.

+++ LEIA MAIS: O que Keanu Reeves menos gosta sobre set de Matrix 4?

O que a cineasta quis dizer é que a natureza exata da verdade, ou mesmo da experiência, é mediada pela consciência individual, o que significa que nenhum de nós pode saber o que realmente é real e o que não é, já que vivemos presos em nossas percepções limitadas.

Neste contexto, a escolha real é impossível, uma vez que nenhuma compreensão dos resultados, ou mesmo do que existe além da nossa percepção, é possível. Mesmo assim, Neo toma consciência disso e escolhe. Escolhe se render. 

+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne mostra classe ao revelar por que não estará em Matrix 4

É por isso que Neo se rende. Ele não pode matar o Agente Smith. Ele não pode vencer. Mas, absolvendo-se do que acontece e abraçando o momento, ele faz a única coisa que pode fazer e se entrega, escolhendo assim, apesar de não ter escolha real. Então o universo se desdobra em torno de sua escolha, pois, mesmo sem que o herói saiba, a ação dele traz a destruição de Smith e a salvação da humanidade.


+++BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir' 

cinema notícias ação Keanu Reeves matrix wachowski trinity matrix 4 Carrie-Anne Moss

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'