- Bolsonaro sorri durante discurso no lançamento do programa Programa Genomas (Foto: (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

Bolsonaro defende fake news: 'Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada?'

Na terça, 14, Bolsonaro afirmou que as fake news “fazem parte da nossa vida” e não precisam ser reguladas

Redação Publicado em 15/09/2021, às 11h24

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu as fake news na terça, 14, durante discurso feito na cerimônia de entrega do Prêmio Marechal Rondon de Comunicações. Em declaração, o chefe de Estado afirmou que as notícias falsas “fazem parte da nossa vida” e não precisam ser reguladas.

Segundo reportagem do UOL, Bolsonaro editou uma medida provisória que impede as redes sociais de apagarem conteúdo pela violação de regras, o que facilitaria a disseminação de fake news. Na terça, 14, contudo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu devolver a MP.

+++LEIA MAIS: Sara Winter nega ser bolsonarista: 'Não existe direita no Brasil, existe fã do Bolsonaro'

O presidente justificou à defesa às notícias falsas em tom jocoso: "Fake news faz parte da nossa vida. Quem nunca contou uma mentirinha pra namorada? Se não contasse, a noite não iria acabar bem. Eu nunca menti para a dona Michelle [Bolsonaro, primeira-dama]."

Jair Bolsonaro continuou a falar sobre a MP e criticar a regulamentação das fake news: "Duvido quem apanha mais do que eu, mas em nenhum momento recorri ao judiciário para tentar reparar isso, porque eu entendo também que fake news é quase como um apelido. Se eu colocar um apelido no [Marcelo] Queiroga agora e ele ficar chateado, vai pegar isso aí."

+++LEIA MAIS: Fake news sobre vacina deixam indígenas com medo de virar jacaré, mostra documento

Segundo o presidente, a fake news "cai por si só. Não precisamos regular isso aí. Deixemos o povo à vontade." Bolsonaro também falou sobre a MP não se aplicar em outros casos, como pedofilia: "Isso não é fake news, isso é crime".

Conforme noticiado pelo UOL, o chefe de Estado falou diversas vezes em liberdade de expressão e liberdade de imprensa ao defender que as fake news não sejam reguladas: "No que depender de nós, jamais teremos qualquer medida visando censurá-la. Com todos os seus defeitos, é melhor ela [a imprensa] falando do que calada."

+++LEIA MAIS: Bolsonaristas falam em 'estado de sítio' que não ocorreu; assista aos vídeos

notícia presidente política bolsonaro redes sociais defende fake news imprensa jair marcelo queiroga contou mp mentirinha regular

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA