Bolsonaristas falam em 'estado de sítio' que não ocorreu; assista aos vídeos

Conforme apurado pela Folha, bolsonaristas fizeram vídeos nos atos de 7 de setembro em que comemoravam falso estado de sítio no Brasil

Redação Publicado em 09/09/2021, às 10h19 - Atualizado às 11h06

None
Apoiador anda entre caminhões durante ato em apoio a Bolsonaro em maio de 2021 (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

Em vídeos feitos nos atos de 7 de setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemoram um estado de sítio que não ocorreu. As filmagens viralizaram nas redes sociais na quarta, 8 de setembro.

O estado de sítio não esteve (ou está) em vigor no país, mas apoiadores afirmam nos vídeos que o presidente Jair Bolsonaro o decretou nos atos realizados em 7 de setembro, Dia da Independência.

+++LEIA MAIS: Caminhões pró-Bolsonaro pressionam invasão ao acesso do STF em Brasília; entenda

Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, em um dos vídeos publicados na internet, um homem fala, ao lado de um colega e em meio a buzinaços, sobre o falso estado de sítio que estaria em vigor no país.

“Boa noite pessoal, estamos aqui direto de Brasília, com meu amigo lá de Lages, e conseguimos, fizemos parte, estado de sítio, vamos tirar os vagabundos de lá, conseguimos tirar os 11, fizemos nossa parte, viemos para Brasília, levantemos o cu da cadeira para Brasília fazer nossa parte, estamos aqui na concentração, participemos da história do Brasil, nós conseguimos gente, e trago essas notícias para vocês,” afirma o homem na filmagem.

+++LEIA MAIS: Greve dos Caminhoneiros: Bolsonaro pede liberação das estradas, mas paralisação continua

Em seguida, o homem que filma o vídeo diz: “Presidente acaba de decretar estado de sítio. Em primeira mão aí pra todo mundo.” Em outra filmagem do mesmo local, segundo a Folha, outro homem se emociona ao falar sobre o falso estado de sítio:

“Meus amigos, minhas amigas, de todo o Brasil, desculpem pela emoção, mas a nossa luta, a nossa garra, valeu a pena. Ficamos sabendo agora que o presidente da República Jair Messias Bolsonaro resolveu agir, e a partir de agora o Brasil está em estado de sítio. Desculpa,” diz.

+++LEIA MAIS: Apoiadores de Bolsonaro tentam invadir Ministério da Saúde; assista ao vídeo

Segundo o site Jus Brasil, estado de sítio é um instrumento utilizado pelo Chefe de Estado em que os direitos e as garantias dos cidadãos são suspensos temporariamente. Além disso, os Poderes Legislativo e Judiciário ficam submetidos ao Executivo, com o objetivo da defesa da ordem pública.

Apesar da emoção e das declarações dos apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro não decretou estado de sítio, e o país não está sob esse estado de exceção.