Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bolsonaristas falam em 'estado de sítio' que não ocorreu; assista aos vídeos

Conforme apurado pela Folha, bolsonaristas fizeram vídeos nos atos de 7 de setembro em que comemoravam falso estado de sítio no Brasil

Redação Publicado em 09/09/2021, às 10h19 - Atualizado às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Apoiador anda entre caminhões durante ato em apoio a Bolsonaro em maio de 2021 (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)
Apoiador anda entre caminhões durante ato em apoio a Bolsonaro em maio de 2021 (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

Em vídeos feitos nos atos de 7 de setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemoram um estado de sítio que não ocorreu. As filmagens viralizaram nas redes sociais na quarta, 8 de setembro.

O estado de sítio não esteve (ou está) em vigor no país, mas apoiadores afirmam nos vídeos que o presidente Jair Bolsonaro o decretou nos atos realizados em 7 de setembro, Dia da Independência.

+++LEIA MAIS: Caminhões pró-Bolsonaro pressionam invasão ao acesso do STF em Brasília; entenda

Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, em um dos vídeos publicados na internet, um homem fala, ao lado de um colega e em meio a buzinaços, sobre o falso estado de sítio que estaria em vigor no país.

“Boa noite pessoal, estamos aqui direto de Brasília, com meu amigo lá de Lages, e conseguimos, fizemos parte, estado de sítio, vamos tirar os vagabundos de lá, conseguimos tirar os 11, fizemos nossa parte, viemos para Brasília, levantemos o cu da cadeira para Brasília fazer nossa parte, estamos aqui na concentração, participemos da história do Brasil, nós conseguimos gente, e trago essas notícias para vocês,” afirma o homem na filmagem.

+++LEIA MAIS: Greve dos Caminhoneiros: Bolsonaro pede liberação das estradas, mas paralisação continua

Em seguida, o homem que filma o vídeo diz: “Presidente acaba de decretar estado de sítio. Em primeira mão aí pra todo mundo.” Em outra filmagem do mesmo local, segundo a Folha, outro homem se emociona ao falar sobre o falso estado de sítio:

“Meus amigos, minhas amigas, de todo o Brasil, desculpem pela emoção, mas a nossa luta, a nossa garra, valeu a pena. Ficamos sabendo agora que o presidente da República Jair Messias Bolsonaro resolveu agir, e a partir de agora o Brasil está em estado de sítio. Desculpa,” diz.

+++LEIA MAIS: Apoiadores de Bolsonaro tentam invadir Ministério da Saúde; assista ao vídeo

Segundo o site Jus Brasil, estado de sítio é um instrumento utilizado pelo Chefe de Estado em que os direitos e as garantias dos cidadãos são suspensos temporariamente. Além disso, os Poderes Legislativo e Judiciário ficam submetidos ao Executivo, com o objetivo da defesa da ordem pública.

Apesar da emoção e das declarações dos apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro não decretou estado de sítio, e o país não está sob esse estado de exceção.