- Jair Bolsonaro mexe em máscara durante visita a São Paulo em agosto de 2020 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Hidrelétricas podem parar de funcionar, diz Bolsonaro; entenda

Em transmissão nas redes sociais, Bolsonaro fez apelo à população para "apagar ponto de luz" em casa e evitar hidrelétricas de pararem

Redação Publicado em 27/08/2021, às 10h37

Jair Bolsonaro (sem partido) fez apelo à população na quinta, 26, ao pedir para os cidadãos “apagarem um ponto de luz” para economizar energia. Segundo o presidente, as hidrelétricas podem parar devido à crise hídrica que atinge o Brasil.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Bolsonaro fez o pedido à população em live semanal transmitida nas redes sociais. O presidente ainda afirmou que o governo não aumenta a conta de luz “por maldade”.

+++LEIA MAIS: ‘Novo’ horário de verão, crise hídrica e aumento da conta de luz: qual é a situação energética brasileira?

"Fazer um apelo para você que está em casa. Tenho certeza de que você pode apagar um ponto de luz na sua casa agora. Peço esse favor a você, apague um ponto de luz agora", disse Bolsonaro.

O presidente continuou a falar: "Ajuda, assim, a economizar energia e água das hidrelétricas. E em grande parte dessas represas já estamos na casa de 10%, 15% de armazenamento. Estamos no limite do limite. Algumas vão deixar de funcionar se essa crise hidrológica continuar existindo", afirmou.

- Live da Semana / PR Jair Bolsonaro | 26/08/2021. https://t.co/R9jCQu2BGA

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 26, 2021

+++LEIA MAIS: 'Acabam me culpando por tudo', diz Bolsonaro sobre alta do preço da gasolina e gás

Devido à crise hídrica e os reservatórios das hidrelétricas vazios, o governo federal acionou as usinas termelétricas para a produção de energia, mas o valor sai mais caro. Com isso, a conta de luz ficou mais cara. Segundo o G1, a alta acumulada nas contas de luz chegou a 16,07%, quase o triplo da inflação

Em anúncio na quarta, 26, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque também divulgou um plano de descontos na conta de luz para os consumidores regulados (ligados a distribuidoras) residenciais e empresariais que se dispuserem, voluntariamente, a economizar energia.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro descarta retorno do horário de verão: ‘Não tem ganho financeiro’

Apesar da situação atual de crise hídrica e aumento da conta de luz, o governo federal rechaça o racionamento de energia elétrica.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

notícia presidente política jair bolsonaro LUZ transmissão conta energia crise apagar hídrica eltérica ponto

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA