- Montagem de Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: AP/Eliária Andrade /Agência o Globo/ GDA) e Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

Lula venceria Bolsonaro e todos os candidatos em eleições de 2022, diz pesquisa

A pesquisa Ipesp/XP mostra uma piora do cenário para Bolsonaro em 2022 - assim como maiores números para Lula

Redação Publicado em 18/08/2021, às 15h49

Em meio aos ataques de Jair Bolsonaro (sem partido) ao Supremo Tribunal Federal (STF) Tribunal Superior Eleitoral (TSE), urnas eletrônicas e mais, a situação do atual presidente nas eleições de 2022 parece piorar. A pesquisa Ipesp/XP indica que, enquanto os números do atual chefe de Estado caem, os de Lula (PT) crescem para a corrida presidencial.

Segundo a coluna de Reinaldo Azevedo no UOL, o levantamento indica que Lula venceria de todos os adversários em 2022, enquanto Bolsonaro, provavelmente, perderia para todos. Para a realização da pesquisa, foram feitas 1000 entrevistas de 11 a 14 de agosto nacionalmente.

+++LEIA MAIS: ‘Nunca tive tanta vontade de ser presidente’, diz Lula sobre eleições de 2022

Na votação espontânea, Lula aparece com 28% enquanto Bolsonaro tem 22%. 33% dos entrevistados afirmaram não ter escolhido um nome enquanto 11% disseram que não sabem, votarão nulo ou em branco.

Um primeiro cenário do levantamento mostra Lula com 40%, Bolsonaro com 26%, Ciro Gomes em 10%, Sérgio Moro com 9%, Luiz Henrique Mandetta (DEM) com 4%, Eduardo Leite (PSDB) 4%, e 9% não sabem se votaram nulo ou em branco.

+++LEIA MAIS: Lula acredita que Bolsonaro não tem força para dar golpe militar, diz jornal

Em outro cenário, Lula tem 38%, Bolsonaro 28% e Ciro 11%. Doria, Mandetta e Datena somam 5%, Rodrigo Pacheco tem 1%, e 9% não sabem ou não escolheriam ninguém para votar.

Conforme a reportagem do UOL, o levantamento também pesquisou os resultados de um possível segundo turno — e nessa caso, Lula venceria todos os adversários. Derrotaria Bolsonaro por 51% a 32%, Moro por 49% a 34%, Eduardo Leite por 51% a 22% e Ciro Gomes por 49% a 31%.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro 'agride, desrespeita e não governa o país', diz Lula

A situação de Bolsonaro em um segundo turno não seria boa. Segundo o UOL, o atual presidente perderia de todos os adversários, mesmo com as diferenças na margem de erro de 3,2 pontos percentuais. Contra Ciro, o chefe de Estado perderia de 44% a 32%, com Moro seria 30% a 36%, Doria seria 35% a 37%, e até contra Eduardo Leite o atual presidente seria derrotado de 35% a 33%.

Apesar de não anunciar formalmente a candidatura, o ex-presidente Lula aparece na liderança em diversas pesquisas eleitorais realizadas ao longo do ano. Em 30 de julho, por exemplo, o levantamento Atlas Político mostra Jair Bolsonaro (sem partido) com a maior rejeição desde o início das pesquisas enquanto o petista aparece com boas porcentagens.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

notícia lula política pesquisa eleição jair bolsonaro 2022 votação uol eleitoral adversários moro

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA