- Prefeito de Nova York Bill de Blasio fala sobre Bolsonaro em pronunciamento na segunda, 20 (Foto: Reprodução)

Bolsonaro: Prefeito de Nova York manda recado para presidente: 'Se você não quer se vacinar, nem precisa vir'

Único líder do G20 a admitir que não tomou vacina, Jair Bolsonaro se apresentou na ONU nesta terça, 21 de setembro

Redação Publicado em 21/09/2021, às 10h47 - Atualizado em 25/09/2021, às 18h30

O prefeito de Nova York Bill de Blasio mandou um recado para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na segunda, 20. Em pronunciamento, o gestor afirmou que, se o chefe de Estado não quiser se vacinar "nem precisa vir" à cidade.

Bolsonaro foi a Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) nesta terça, 21. O presidente brasileiro, como é tradição, será o responsável por fazer o discurso de abertura do evento.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro entra em hotel pelos fundos para driblar protesto em Nova York

Em pronunciamento, Bill de Blasio disse: “Com os protocolos em vigor, precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado. Se você não quer se vacinar, nem precisa vir.”

O prefeito de Nova York continuou: "Todos precisam estar em segurança e juntos, isso significa que todos precisam ser vacinados. A grande maioria das pessoas nas Nações Unidas, a grande maioria dos estados-membros estão fazendo a coisa certa."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro é alvo de denúncias e piadas na ONU, diz colunista

A prefeitura de Nova York oferece vacinas gratuitas para todos os participantes da Assembleia Geral das Nações Unidas. Inclusive, horas depois do pronunciamento, o norte-americano marcou Jair Bolsonaro em um tuíte com um link dos locais de vacinação contra a doença na cidade.

.@jairbolsonaro: https://t.co/cNSZQVMkQr https://t.co/BqScckYujZ

— Mayor Bill de Blasio (@NYCMayor) September 20, 2021

Desde que chegou aos Estados Unidos, Bolsonaro é alvo de críticas pela postura em relação à pandemia de covid-19. O presidente é o único líder do G20 (grupo das maiores economias do mundo) que declaradamente não se vacinou contra a covid-19 — postura que impede o presidente, por exemplo, de frequentar restaurantes em Nova York, que pedem comprovante de imunização.

+++LEIA MAIS: Integrante da equipe de Bolsonaro em Nova York testa positivo para covid-19

Na entrada do hotel em que está hospedado, Jair Bolsonaro entrou pela porta dos fundos para fugir de manifestantes na entrada principal. A comitiva do presidente foi recebido por diversos pequenos grupos contrários ao governo em Nova York — e o ministro Marcelo Queiroga inclusive reagiu com agressividade a manifestantes na segunda, 20.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga mostra os dedos do meio para manifestantes que receberam a comitiva do presidente após um jantar na noite de segunda, 20. 

notícia presidente política bolsonaro covid-19 nova york bronca Vacina recado jair bill de blasio prefeito

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA