- Ministro da Saúde Marcelo Queiroga (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

Reclamação por falta de doses contra covid-19 é 'narrativa', diz Queiroga

Enquanto estados registram falta da 2ª dose da AstraZeneca, Queiroga afirmou que reclamação por falta de vacina é "narrativa" que não representa realidade

Redação Publicado em 14/09/2021, às 09h40

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou na segunda, 13, que a campanha de vacinação no Brasil é um “sucesso” e a reclamação por falta de doses é uma “narrativa” que não representa a realidade da imunização no país.

Conforme noticiou o G1, no contexto político atual, “narrativa” é utilizada para se referir a uma versão dos fatos que não é real. Segundo Queiroga, estados que não desrespeitaram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) anteciparam a segunda dose e estão, inclusive, imunizando adolescentes.

+++LEIA MAIS: Ministério da Saúde anuncia 3ª dose de vacina contra covid-19 para 15 de setembro

No entanto, um levantamento do G1 divulgado na sexta, 10, apontou que a aplicação da segunda dose da Oxford/AstraZeneca foi suspensa em pontos de cinco estados brasileiros que não tinham o imunizante: São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

Ao rebater as reclamações sobre falta de doses, Marcelo Queiroga disse: "Falei que quem adotasse esquemas diferentes do PNI não teria garantias de doses". Em seguida, afirmou que o desrespeito ao PNI leva a “narrativas que faltam dose”: "Na realidade, muitos já avançaram além (dos públicos previstos), e se avançaram é porque tinha doses."

+++LEIA MAIS: Queiroga quer 'tirar de uma vez por todas essas máscaras' até fim de 2021

O ministro da Saúde também afirmou haver “reclamadores crônicos” no Brasil, e criticou diretamente o estado de São Paulo, do governador João Doria (PSDB): "Por que em uma comunidade ribeirinha tem vacina e no principal estado do país não tem? É porque lá no Amazonas estão seguindo as orientações do Programa Nacional de imunização. Você pode ver: quem reclama? Quem são os reclamadores crônicos? E aí você verifica as publicidades que fizeram. Não foi o Ministério da Saúde que fez a publicidade (do avanço na vacinação)"

notícia política covid-19 narrativa g1 Saúde ministro Vacina vacinação marcelo queiroga imunizante reclamadires crônicos

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA