Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ministério da Saúde anuncia 3ª dose de vacina contra covid-19 para 15 de setembro

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirmou que idosos e imunossuprimidos poderão tomar a 3ª dose de vacina a partir de 15 de setembro

Redação Publicado em 25/08/2021, às 10h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou nesta quarta, 25, a aplicação da terceira dose de vacina contra covid-19 para idosos e imunossuprimidos a partir de 15 de setembro. Em declaração à coluna de Monica Bergamo da Folha de S. Paulo, Queiroga também explicou que irá reduzir o intervalo entre primeira e segunda etapa da vacinação.

Para imunossuprimidos, a terceira dose poderá ser aplicada a partir da segunda quinzena de setembro nas pessoas que finalizaram a segunda etapa da vacinação há pelo menos 21 dias. Os idosos que finalizaram a imunização há seis meses poderão receber a dose de reforço — inicialmente, maiores de 80 anos serão contemplados.

+++LEIA MAIS: OMS pede interrupção de doses de reforço da vacina contra Covid-19: ‘Precisamos de reversão’

Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, a Pfizer será a vacina utilizada para a dose de reforço na população brasileira. "Nos reunimos ontem com a Opas [Organização Pan-Americana de Saúde] e com o comitê técnico que assessora a imunização e tomamos a decisão," disse o ministro à coluna. Queiroga afirmou que a data foi escolhida porque, até lá, toda a população acima de 18 anos estará imunizada no Brasil.

A redução do intervalo entre a primeira e segunda dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca também acontecerá a partir de 15 de setembro. Segundo Queiroga, a escolha foi feita na tentativa de barrar a disseminação da variante Delta no Brasil.

+++LEIA MAIS: Eficácia da 1ª dose da vacina cai de 50% para 35% devido à variante Delta, diz estudo

Portanto, a partir da data escolhida, o intervalo entre a primeira e a segunda etapa da vacinação com a Pfizer e Astrazeneca passa de 12 para 8 semanas. Segundo estudos, a eficácia de todas as primeiras doses dos imunizantes cai com a Delta.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!