- Inundação causada pela tempestade tropical Ida em Nova York (Foto: David Dee Delgado/Getty Images)

Tempestade em Nova York e Nova Jersey deixa 9 mortos; governadores declaram estado de emergência

Furacão Ida é considerado um dos fenômenos climáticos mais extremos dos EUA nas últimas décadas: tempestade causa inundações e mortes

Redação Publicado em 02/09/2021, às 12h18

Os governadores dos estados de Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidos, declararam estado de emergência na quarta, 1º de setembro, após a tempestade tropical Ida deixar ao menos nove mortos.

Considerado um dos maiores eventos climáticos extremos dos EUA nas últimas décadas, o fenômeno desencadeia fortes chuvas que levam a inundações e enchentes. Os 9 mortos identificados nos estados de Nova York e Nova Jersey tinham de 2 a 86 anos, e não resistiram a força da água.

+++LEIA MAIS: Festival nos EUA, Bonnaroo é cancelado por causa de furacão Ida

Conforme publicado pela Folha de S. Paulo, o Serviço Meteorológico Nacional emitiu cinco alertas seguidos de inundação para todo o trecho do oeste da Filadélfia ao norte de Nova Jersey. Em Nova York, quase todas as linhas de metrô foram suspensas após a chuva inundar plataformas e trilhos.

Bill de Blasio, prefeito de Nova York, chamou as inundações e tempestades de “evento climático histórico”. Autoridades aconselham a população a não andar na rua, a pé ou de carro, e veículos não emergenciais são proibidos de transitar até as 5h do horário local.

+++LEIA MAIS: Homem faz bate-cabeça solitário durante furacão nos EUA; assista


Ida: de furacão a tempestade

Inicialmente, Ida chegou aos Estados Unidos categorizado enquanto furacão de categoria 4 em 29 de agosto, após ser intensificado no Golfo do México. O fenômeno entrou no país pela costa sul, no estado de Louisiana.

O furacão perdeu intensidade, rebaixado à categoria 2 no dia que chegou aos Estados Unidos — mas não deixa de ser devastador. O presidente dos EUA Joe Biden, inclusive, falou em “devastação imensa”.

+++LEIA MAIS: O dia que John Lennon viu um OVNI em Nova York [FLASHBACK]

Apesar do furacão Ida ser enfraquecido e se tornar uma tempestade tropical, o fenômeno desencadeia fortes chuvas que são a maior preocupação no momento. Ele transita pelos estados dos EUA, e já deixou bem mais de 1 milhão de pessoas sem energia no país.

Segundo a Folha de S. Paulo, na quarta, 1º de setembro, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), das Nações Unidas, disse que o furacão Ida pode ser o desastre climático mais caro da história, e deve superar o destrutivo furacão Katrina, que há 16 anos deixou cerca de 1.800 mortos.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

notícia política joe biden furacão nova york ida tempestade 9 mortos nova jersey

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA